Page 88 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Existem alterações nas funções cognitivas, como atenção, concentração,
                    memorização, comunicação não verbal e percepção sensorial, associados
                    com apraxia manual, oscilações no estado de humor e com lentidão no
                    tempo de resposta. É preciso estimular as funções cognitivas.

                    Apesar de grandes pesquisas na área, a Síndrome de Rett ainda não tem
                    cura, desse modo, recomenda-se intenso processo terapêutico envolvendo
                    fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, musicoterapia e estimu-
                    lação pedagógica, além dos acompanhamentos médicos periódicos.
                    A criança com Síndrome de Rett poderá desenvolver a aprendizagem por
                    meio de estímulos sensoriais e com repetições de atividades lúdicas, mo-
                    toras, desde que estas sejam prazerosas.

                    Possibilidades:
                    •  Caso a criança apresente estereotipia manual intensa, ajude-a a realizar
                      os movimentos de manipulação;
                    •  Como ocorrem muitas variações de humor é importante que os
                      professores estejam atentos ao comportamento da criança, para que no
                      momento propício possam ser realizadas atividades com maior êxito
                      possível;

                    •  O período de adaptação escolar de crianças com síndrome de Rett é
                      prolongado, atue com toda a equipe pedagógica no sentido de manter
                      a criança informada sobre o que e como irão acontecer as atividades.
                      Procure situá-la sempre que possível sobre o que está acontecendo no
                      momento;

                    •  Informe sempre, verbal e visualmente, qual o roteiro da aula e quais as
                      atividades propostas, no intuito de manter o interesse e a intencionalidade
                      da criança;

                    •  Estabelecer rotinas ajudará para que a criança se sinta mais segura e
                      confiante sobre seu processo de desenvolvimento;
                    •  Estabeleça sistemas visuais de comunicação que possam ajudar a criança, tais
                      como: placas com desenhos e palavras de como que ela possa indicar o
                      que precisa;
                    •  Para facilitar a compreensão da criança, sempre que possível, faça
                      ajustes nas atividades para apresentar os conteúdos de maneira visual
                      (imagens, desenhos);




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