Page 88 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Existem alterações nas funções cognitivas, como atenção, concentração,
memorização, comunicação não verbal e percepção sensorial, associados
com apraxia manual, oscilações no estado de humor e com lentidão no
tempo de resposta. É preciso estimular as funções cognitivas.
Apesar de grandes pesquisas na área, a Síndrome de Rett ainda não tem
cura, desse modo, recomenda-se intenso processo terapêutico envolvendo
fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, musicoterapia e estimu-
lação pedagógica, além dos acompanhamentos médicos periódicos.
A criança com Síndrome de Rett poderá desenvolver a aprendizagem por
meio de estímulos sensoriais e com repetições de atividades lúdicas, mo-
toras, desde que estas sejam prazerosas.
Possibilidades:
• Caso a criança apresente estereotipia manual intensa, ajude-a a realizar
os movimentos de manipulação;
• Como ocorrem muitas variações de humor é importante que os
professores estejam atentos ao comportamento da criança, para que no
momento propício possam ser realizadas atividades com maior êxito
possível;
• O período de adaptação escolar de crianças com síndrome de Rett é
prolongado, atue com toda a equipe pedagógica no sentido de manter
a criança informada sobre o que e como irão acontecer as atividades.
Procure situá-la sempre que possível sobre o que está acontecendo no
momento;
• Informe sempre, verbal e visualmente, qual o roteiro da aula e quais as
atividades propostas, no intuito de manter o interesse e a intencionalidade
da criança;
• Estabelecer rotinas ajudará para que a criança se sinta mais segura e
confiante sobre seu processo de desenvolvimento;
• Estabeleça sistemas visuais de comunicação que possam ajudar a criança, tais
como: placas com desenhos e palavras de como que ela possa indicar o
que precisa;
• Para facilitar a compreensão da criança, sempre que possível, faça
ajustes nas atividades para apresentar os conteúdos de maneira visual
(imagens, desenhos);
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