Page 84 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Síndrome de Irlen
A Síndrome de Irlen, também conhecida como Dislexia Perceptual de
Leitura, é um distúrbio visuoperceptual causado por um desequilíbrio da
capacidade de adaptação à luz que resulta em alterações no córtex visual
e déficits na leitura, visto que as distorções visuais interferem no proces-
samento de letras, números e símbolos. Cabe mencionar que a síndrome
causa uma disfunção da percepção relacionada a déficits na codificação e
decodificação das informações visuais pelo Sistema Nervoso Central, não
sendo uma patologia ligada diretamente aos olhos. A causa da síndrome é
hereditária, embora os pais possam apresentar os sintomas com intensidades
diferentes. Pode ocorrer em pessoas de todas as idades.
O sintoma mais comum referente à Síndrome é a visão distorcida, as
pessoas têm a impressão de que as letras tremem, distorcem, vibram, desa-
parecem e se movimentam. Os graus de intensidade dos sintomas variam
de uma pessoa para outra.
As imagens distorcidas a seguir, representam uma ideia de como é a
percepção visal de uma pessoa diagnosticada com Síndrome de Irlen:
Fonte: Esperança na Educação. Blog disponível em:
http://esperancanaeducacao.blogspot.com.br/
A Síndrome de Irlen pode ser percebida principalmente quando é necessária
maior atenção visual, como no caso das atividades escolares, que exigem
leitura por um período prolongado. A dificuldade pode ocorrer tanto com
material impresso quanto no uso do computador. O reflexo do fundo branco
sobre o texto causa irritabilidades aos olhos.
As principais reclamações dos portadores de Síndrome de Irlen estão
relacionadas à fadiga visual, baixa visão de profundidade, fotofobia,
desconforto no uso de computador, inversão de sílabas, distração, omissão
de palavras e linhas na leitura de textos, dores de cabeça, enxaqueca,
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