Page 81 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Síndrome de Tourette

          A Síndrome de Gilles de la Tourette, mais conhecida como Síndrome de
          Tourette – ST é uma patologia associada ao comprometimento psicológico
          e social que acarreta alterações significativas na vida social, familiar e
          escolar dos indivíduos.

          De acordo com a perspectiva neuropsiquiátrica a Síndrome de Tourette
          é  um  distúrbio  genético  neurológico,  caracterizado  por fenômenos
          compulsivos involuntários, que resultam em uma série repentina de
          múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais, associados por várias
          manifestações corporais, podendo incluir distúrbios obsessivo-compulsi-
          vos e problemas relacionados com a atenção e a aprendizagem. Outros
          sintomas estão relacionados à dificuldade de dormir, ansiedade, proble-
          mas de integração visuo-motora e pode vir associada à co-morbidades,
          como: transtorno de ansiedade, oposição desafiante, depressão e déficit de
          atenção e hiperatividade. Os tiques se apresentam geralmente na infância,
          iniciando já aos 2 (dois) anos, com variação e elevação na adolescência.
          A causa da síndrome ainda é desconhecida, mas alguns estudos apontam
          que a ST é causada por um distúrbio genético, além de fatores neurológi-
          cos associados, segundo Relvas (2010), os núcleos da base do cerebelo e o
          tronco encefálico são estruturas envolvidas na patologia, pois apresentam
          o desequilíbrio dos neurotransmissores, responsáveis pelos tiques.
          Os tiques motores mais complexos podem ser lentos e parecer proposi-
          tais, incluindo imitações de gestos realizados por outras pessoas, sendo
          eles comuns (ecocinese) ou obscenos (ecopraxia). É possível observar, fre-
          quentemente, compulsões e gestos banalizados, assim como, movimentos
          violentos e arremesso de objetos. Manifesta-se ainda com movimentos
          corporais  súbitos, caretas e comportamentos  repetitivos (ex. piscar os
          olhos excessivamente e involuntariamente).
          Outro aspecto da ST é relacionado aos tiques verbais com emissão de
          sons, ruídos, grito, risos involuntários, repetição de palavras que a ele/a
          ou outra pessoa acabou de dizer (ecolalia) e ainda com falas inapropriadas
          (coprolalia), tais como palavrões.
          Os tiques apresentam piora mediante eventos estressantes, normalmente
          reduzidos durante o sono e em algumas atividades que exijam concentra-
          ção. Cabe mencionar que há fases em que os tiques são mais recorrentes,
          enquanto em outros momentos eles aparecem esporadicamente ou não
          se apresentam.




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