Page 81 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Síndrome de Tourette
A Síndrome de Gilles de la Tourette, mais conhecida como Síndrome de
Tourette – ST é uma patologia associada ao comprometimento psicológico
e social que acarreta alterações significativas na vida social, familiar e
escolar dos indivíduos.
De acordo com a perspectiva neuropsiquiátrica a Síndrome de Tourette
é um distúrbio genético neurológico, caracterizado por fenômenos
compulsivos involuntários, que resultam em uma série repentina de
múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais, associados por várias
manifestações corporais, podendo incluir distúrbios obsessivo-compulsi-
vos e problemas relacionados com a atenção e a aprendizagem. Outros
sintomas estão relacionados à dificuldade de dormir, ansiedade, proble-
mas de integração visuo-motora e pode vir associada à co-morbidades,
como: transtorno de ansiedade, oposição desafiante, depressão e déficit de
atenção e hiperatividade. Os tiques se apresentam geralmente na infância,
iniciando já aos 2 (dois) anos, com variação e elevação na adolescência.
A causa da síndrome ainda é desconhecida, mas alguns estudos apontam
que a ST é causada por um distúrbio genético, além de fatores neurológi-
cos associados, segundo Relvas (2010), os núcleos da base do cerebelo e o
tronco encefálico são estruturas envolvidas na patologia, pois apresentam
o desequilíbrio dos neurotransmissores, responsáveis pelos tiques.
Os tiques motores mais complexos podem ser lentos e parecer proposi-
tais, incluindo imitações de gestos realizados por outras pessoas, sendo
eles comuns (ecocinese) ou obscenos (ecopraxia). É possível observar, fre-
quentemente, compulsões e gestos banalizados, assim como, movimentos
violentos e arremesso de objetos. Manifesta-se ainda com movimentos
corporais súbitos, caretas e comportamentos repetitivos (ex. piscar os
olhos excessivamente e involuntariamente).
Outro aspecto da ST é relacionado aos tiques verbais com emissão de
sons, ruídos, grito, risos involuntários, repetição de palavras que a ele/a
ou outra pessoa acabou de dizer (ecolalia) e ainda com falas inapropriadas
(coprolalia), tais como palavrões.
Os tiques apresentam piora mediante eventos estressantes, normalmente
reduzidos durante o sono e em algumas atividades que exijam concentra-
ção. Cabe mencionar que há fases em que os tiques são mais recorrentes,
enquanto em outros momentos eles aparecem esporadicamente ou não
se apresentam.
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