Page 78 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 78

Entendendo que as dificuldades podem advir de fatores internos ou
                    mesmo por questões emocionais e sociais, é importante que as causas sejam
                    descobertas e que o educador tenha conhecimento sobre as patologias, a fim
                    de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo da estudante.

                    Visto que estudantes que apresentam algum diagnóstico de síndrome,
                    transtorno, distúrbio ou deficiência carecem de maior atenção, métodos
                    de ensino adequados e estímulos diferenciados e positivos, compete ao
                    professor e a escola conhecer os diagnósticos de seus educandos e utilizar
                    de novas estrátegias que auxiliem sua prática, no intuito de tornar o
                    processo educacional mais acolhedor e inclusivo para o educando.
                    Em geral, os professores ainda não estão preparados para perceber o que
                    dificulta, ou mesmo, o que impede o aprendizado de seu educando. As
                    síndromes, transtornos e distúrbios mencionados, assim como as defi-
                    ciências fisio-motoras, compõem o contexto da educação inclusiva, visto
                    que esses educandos enfretam além das dificuldades de aprendizagem,
                    problemas com aceitação e integração social, auto-estima e permancência
                    na escola.
                    A educação inclusiva visa assegurar que o educando frequente a esco-
                    la regular, participe das atividades escolares e consiga desenvolver suas
                    potencialidades. Nessa perspectiva, serão abordados alguns conceitos de
                    patologias que possam se apresentar no contexto escolar e possíveis estra-
                    tégicas que visam auxiliar o professor na sua prática em sala de aula.


























                                                               Volume1   77
   73   74   75   76   77   78   79   80   81   82   83