Page 78 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Entendendo que as dificuldades podem advir de fatores internos ou
mesmo por questões emocionais e sociais, é importante que as causas sejam
descobertas e que o educador tenha conhecimento sobre as patologias, a fim
de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo da estudante.
Visto que estudantes que apresentam algum diagnóstico de síndrome,
transtorno, distúrbio ou deficiência carecem de maior atenção, métodos
de ensino adequados e estímulos diferenciados e positivos, compete ao
professor e a escola conhecer os diagnósticos de seus educandos e utilizar
de novas estrátegias que auxiliem sua prática, no intuito de tornar o
processo educacional mais acolhedor e inclusivo para o educando.
Em geral, os professores ainda não estão preparados para perceber o que
dificulta, ou mesmo, o que impede o aprendizado de seu educando. As
síndromes, transtornos e distúrbios mencionados, assim como as defi-
ciências fisio-motoras, compõem o contexto da educação inclusiva, visto
que esses educandos enfretam além das dificuldades de aprendizagem,
problemas com aceitação e integração social, auto-estima e permancência
na escola.
A educação inclusiva visa assegurar que o educando frequente a esco-
la regular, participe das atividades escolares e consiga desenvolver suas
potencialidades. Nessa perspectiva, serão abordados alguns conceitos de
patologias que possam se apresentar no contexto escolar e possíveis estra-
tégicas que visam auxiliar o professor na sua prática em sala de aula.
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