Page 75 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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• Não apresse o estudante quando o mesmo “travar” diante de alguma
situação, tente acalmá-lo, pois são tomados pela angústia de não conseguir
realizar o que desejam;
• Em atividades lúdicas há mais facilidade em execução com objetos
concretos. Por exemplo, se dermos ao estudante um telefone e pedirmos
para que o mesmo faça de conta que está utilizando, ele conseguirá
concluir a ação. Se solicitarmos a mesma execução sem o objeto concreto
o estudante pode não ter a imagem mental do que deverá ser feito;
• Desenvolva atividades de reconhecimento corporal, lateralidade,
motricidade e equilíbrio;
• Atue em conjunto com os profissionais que acompanham o estudante,
de modo que possam estabelecer estratégias para melhor desenvolvi-
mento do educando.
Cabe ressaltar que o diagnóstico dos distúrbios relacionados à aprendizagem
deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar de profissionais:
psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, neurologista e psiquiatra visto
a necessidade de acompanhar as alterações funcionais diversas que podem
comprometem a aprendizagem.
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