Page 75 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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•  Não apresse o estudante quando o mesmo “travar” diante de alguma
             situação, tente acalmá-lo, pois são tomados pela angústia de não conseguir
             realizar o que desejam;
          •  Em atividades lúdicas há mais facilidade em execução com objetos
             concretos. Por exemplo, se dermos ao estudante um telefone e pedirmos
             para que o mesmo faça de conta que está utilizando, ele conseguirá
             concluir a ação. Se solicitarmos a mesma execução sem o objeto concreto
             o estudante pode não ter a imagem mental do que deverá ser feito;
          •  Desenvolva atividades de reconhecimento corporal, lateralidade,
             motricidade e equilíbrio;
          •  Atue em conjunto com os profissionais que acompanham o estudante,
             de modo que possam estabelecer estratégias para melhor desenvolvi-
             mento do educando.



          Cabe ressaltar que o diagnóstico dos distúrbios relacionados à aprendizagem
          deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar de profissionais:
          psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, neurologista e psiquiatra visto
          a necessidade de acompanhar as alterações funcionais diversas que podem
          comprometem a aprendizagem.














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