Page 71 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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• Proponha atividades que estimulem o prazer em ler e escrever, respei-
tando o ritmo do educando e auxiliando- o sempre que necessário;
• Elogie os avanços, e estimule-o a galgar novos desafios. Não enfatize
erros, e ressaltar os pequenos acertos;
• Não corrija os erros nos trabalhos a caneta, isso enfatizará os erros. Ob-
serve se há coesão de ideias e aponte os caminhos, permitindo que se
reconstrua sua escrita, quando possível;
• Mantenha-o nas primeiras cadeiras, diminuindo estímulos externos
para evitar a dispersão;
• Certifique-se de que o estudante compreendeu a tarefa proposta;
• Estimule o uso das agendas diárias;
• Permita o uso de gravadores e calculadoras, visto as dificuldades em
anotar e prestar atenção ao mesmo tempo;
• Em atividades de leitura e escrita permita ao estudante disponibilizar de
mais tempo;
• Não exija leitura coletiva em sala de aula, porém incentive-o a participar
das atividades;
• Em apresentações de trabalho, permita que o disléxico apresente por
meio de gravuras, gráficos, desenhos, vídeos, colagens, entre outras for-
mas criativas;
• Desenvolva técnicas de memorização de fórmulas e conceitos ensinan-
do-o a fazer anotações que sintetizem o conteúdo ministrado em aula;
• Utilize materiais que permitam a visualização gráfica, para facilitar o
acompanhamento e entendimento do texto escrito;
• Evite, sempre que possível, cópia de textos longos. Se necessário, forne-
ça uma fotocópia;
• Demonstre que a especificidade do educando é conhecida e que a co-
munidade educativa fará o possível para auxiliá-lo, mas estimule o es-
forço do próprio estudante no sentido de superar suas dificuldades;
• Mantenha contato periódico com os pais e responsáveis. É necessário
feedback do desenvolvimento do educando, tanto na escola como em
casa;
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