Page 71 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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•  Proponha atividades que estimulem o prazer em ler e escrever, respei-
             tando o ritmo do educando e auxiliando- o sempre que necessário;
          •  Elogie os avanços, e estimule-o a galgar novos desafios. Não enfatize
             erros, e ressaltar os pequenos acertos;

          •  Não corrija os erros nos trabalhos a caneta, isso enfatizará os erros. Ob-
             serve se há coesão de ideias e aponte os caminhos, permitindo que se
             reconstrua sua escrita, quando possível;

          •  Mantenha-o nas primeiras cadeiras, diminuindo estímulos externos
             para evitar a dispersão;
          •  Certifique-se de que o estudante compreendeu a tarefa proposta;

          •  Estimule o uso das agendas diárias;
          •  Permita o uso de gravadores e calculadoras, visto as dificuldades em
             anotar e prestar atenção ao mesmo tempo;
          •  Em atividades de leitura e escrita permita ao estudante disponibilizar de
             mais tempo;
          •  Não exija leitura coletiva em sala de aula, porém incentive-o a participar
             das atividades;
          •  Em apresentações de trabalho, permita que o disléxico apresente por
             meio de gravuras, gráficos, desenhos, vídeos, colagens, entre outras for-
             mas criativas;
          •  Desenvolva técnicas de memorização de fórmulas e conceitos ensinan-
             do-o a fazer anotações que sintetizem o conteúdo ministrado em aula;
          •  Utilize materiais que permitam a visualização gráfica, para facilitar o
             acompanhamento e entendimento do texto escrito;
          •  Evite, sempre que possível, cópia de textos longos. Se necessário, forne-
             ça uma fotocópia;
          •  Demonstre que a especificidade do educando é conhecida e que a co-
             munidade educativa fará o possível para auxiliá-lo, mas estimule o es-
             forço do próprio estudante no sentido de superar suas dificuldades;

          •  Mantenha contato periódico com os pais e responsáveis. É necessário
             feedback do desenvolvimento do educando, tanto na escola como em
             casa;




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