Page 66 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 66
Disfasia
Distúrbios gerais da linguagem são comuns durante a infância, com
predominância em crianças do sexo masculino, na proporção de dois a
quatro meninos para cada menina. Ao longo dos anos foram dadas diversas
denominações a esses distúrbios, como alalia, afasia cognitiva, afasia de
evolução e, por fim, o que utilizamos atualmente disfasia. A disfasia
corresponde à desordem das estruturas nervosas relacionadas ao desenvol-
vimento linguístico, ocasionando atraso grave na aquisição da linguagem.
O distúrbio pode ser caracterizado quanto à dificuldade de expressão da
linguagem receptiva/expressiva e por inabilidades no processamento de
ordem superior.
A disfasia de expressão corresponde à inabilidade de zonas motoras
responsáveis pelos movimentos dos órgãos articulatórios da fala (difluente)
e/ou dificuldade de programação da fala (fluente). Crianças disfásicas
apresentam vocabulário pobre com tendência a declínio com o passar do
tempo, se detém em emissões silábicas, elaboram códigos não verbais. Sua
fala é acompanhada por gesticulações, quanto mais extensa a frase menos
ininteligível se torna, porém, a capacidade de compreensão permanece
intacta. Em manifestações mais severas há ausência total da fala.
Dificuldade de compreensão auditiva corresponde a uma das tipologias
referente às disfasias receptivo/expressivo, pela dificuldade de compreensão
da mensagem emitida, o indivíduo possui dificuldade ou até ausência de
expressão. A habilidade de emitir fonemas e palavras apresenta-se intacta.
A manifestação da disfasia mais frequente corresponde à dificuldade
fonológica sintática. Em geral, essas crianças apresentam pequenos déficits
de compreensão, sua fala é frisada por omissões, trocas, substituições e
distorções de fonemas, consoantes e palavras.
Em disfasias no processamento de ordem superior, o estudante apresenta
dificuldades semântico-pragmáticas, cuja semântica não é compreendida,
porém, suas características pragmáticas estão dentro do nível considerado
normal ou quase normal, ou seja, a criança tem maior facilidade de compre-
ensão pelo contexto do que pelos significados de palavras. Ainda neste
grupo, encontramos outro subtipo de disfasia, caracterizada pela dificul-
dade léxico–sintática, neste caso a criança sabe o que quer transmitir, tem
boa articulação, mas não consegue selecionar as palavras e organizá-las na
fala, fazendo uso excessivo de parafasias.
Volume1 65