Page 66 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Disfasia

                    Distúrbios gerais da linguagem são comuns durante a infância, com
                    predominância em crianças do sexo masculino, na proporção de dois a
                    quatro meninos para cada menina. Ao longo dos anos foram dadas diversas
                    denominações a esses distúrbios, como alalia, afasia cognitiva, afasia de
                    evolução e, por fim, o que utilizamos atualmente  disfasia.  A disfasia
                    corresponde à desordem das estruturas nervosas relacionadas ao desenvol-
                    vimento linguístico, ocasionando atraso grave na aquisição da linguagem.
                    O distúrbio pode ser caracterizado quanto à dificuldade de expressão da
                    linguagem receptiva/expressiva e por inabilidades no processamento de
                    ordem superior.
                    A disfasia de expressão corresponde à inabilidade de zonas motoras
                    responsáveis pelos movimentos dos órgãos articulatórios da fala (difluente)
                    e/ou dificuldade de programação da fala (fluente). Crianças disfásicas
                    apresentam vocabulário pobre com tendência a declínio com o passar do
                    tempo, se detém em emissões silábicas, elaboram códigos não verbais. Sua
                    fala é acompanhada por gesticulações, quanto mais extensa a frase menos
                    ininteligível se torna, porém, a capacidade de compreensão permanece
                    intacta. Em manifestações mais severas há ausência total da fala.
                    Dificuldade de compreensão auditiva corresponde a uma das tipologias
                    referente às disfasias receptivo/expressivo, pela dificuldade de compreensão
                    da mensagem emitida, o indivíduo possui dificuldade ou até ausência de
                    expressão. A habilidade de emitir fonemas e palavras apresenta-se intacta.
                    A manifestação da disfasia mais frequente corresponde à dificuldade
                    fonológica sintática. Em geral, essas crianças apresentam pequenos déficits
                    de compreensão, sua fala é frisada por omissões, trocas, substituições e
                    distorções de fonemas, consoantes e palavras.
                    Em disfasias no processamento de ordem superior, o estudante apresenta
                    dificuldades semântico-pragmáticas, cuja semântica não é compreendida,
                    porém, suas características pragmáticas estão dentro do nível considerado
                    normal ou quase normal, ou seja, a criança tem maior facilidade de compre-
                    ensão pelo contexto do que pelos significados de palavras. Ainda neste
                    grupo, encontramos outro subtipo de disfasia, caracterizada pela dificul-
                    dade léxico–sintática, neste caso a criança sabe o que quer transmitir, tem
                    boa articulação, mas não consegue selecionar as palavras e organizá-las na
                    fala, fazendo uso excessivo de parafasias.




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