Page 64 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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pela linguagem. De acordo com a Associação Mundial de Afasia, cerca de
                    5 milhões de pessoas sofrem do distúrbio mundialmente. Por muitos
                    anos as afasias foram subdivididas e agrupadas de acordo com suas carac-
                    terísticas clínicas.
                    Na Afasia de expressão (motora ou de broca), a capacidade de compreensão
                    da linguagem falada, escrita e gestual permanece intacta, porém com
                    alterações nos mecanismos de expressão. O afásico de Broca apresenta
                    dificuldade em escolher e articular respostas, sua fala é laboriosa e marcada
                    por parafasias e disfluências, com várias hesitações e repetições ao longo
                    do discurso formando jargões.
                    A ineficiência da oralidade reside na falta de controle motor responsável
                    pelo funcionamento dos músculos envolvidos na linguagem oral. Vale
                    ressaltar que apesar da capacidade de expressão encontrar-se limitada, o
                    indivíduo preserva suas faculdades intelectuais intactas, que podem ser
                    desenvolvidas e potencializadas com o devido acompanhamento.

                    A área cerebral denominada de área de Wernicke corresponde a um centro
                    de neurônios próximos a zona auditiva, responsável pelo armazenamento
                    da imagem sonora das palavras. A lesão ocorrida nesta zona cerebral
                    compromete a percepção, recepção e compreensão da linguagem falada.
                    Em geral o afásico de Wernicke tem a integridade da expressão verbal
                    preservada, entretanto a percepção e pronúncia são inadequadas
                    (devido a alterações sensoriais). O discurso é marcado por parafasias,
                    o que torna a fala ininteligível.

                    Existem casos em que indivíduos apresentam dificuldades tanto na
                    percepção quanto na expressão da linguagem oral, estes sofrem de
                    afasia  mista. Há casos em que  apresenta-se fluidez da fala,  fácil
                    compreensão do que se lê, ouve e escreve, porém há inabilidade em repetir
                    palavras e frases e nomear objetos, estes são diagnosticados com afásicos de
                    condução. Há aqueles que apresentam todas as dificuldades supracitadas,
                    estes sofrem de afasia global do desenvolvimento linguístico.
                    A necessidade clínica de agrupar e nomear as afasias volta o olhar mais à
                    patologia do que ao indivíduo. Com a reorganização dessas classificações,
                    os olhares são voltados aos sujeitos, e cria-se a possibilidade de estabelecer
                    estratégias para que os afásicos possam transpor tais dificuldades.




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