Page 60 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Possibilidades:
• Se a família ainda não identificou a persistência dos desvios de
linguagem, comunique a família, e se for o caso recomende um
fonoaudiólogo para acompanhar a criança;
• Não faça correções contínuas;
• Repita a palavra corretamente para que a criança não fixe a forma errada
que pronunciou;
• Demostre interesse na mensagem a ser transmitida pelo educando;
• Não chame a atenção para o erro, evitando desconforto ao educando;
• Não ria de pronúncias erradas;
• Articule bem as palavras e fale pausadamente para facilitar a percepção
dos fonemas;
• Promova exercícios que trabalhem a formação silábica, jogos de palavras e
vocalização das palavras e sons;
• Realize atividades com músicas e rimas, sugira que as crianças escutem
a música e repitam as estrofes, ajudará a trabalhar com a audição e a fala;
• Realize atividades que contribuam para que a criança assimile sons e ruídos;
Estreitar a relação entre família, escola e profissionais que acompanham
o educando é fundamental para eficácia do trabalho e desenvolvimento
significativo da criança.
Distúrbio do Ritmo
O Distúrbio do ritmo ou disfluência é uma interrupção na fluência verbal
caracterizada por repetições de sílabas, palavras ou conjunto de palavras,
prolongamento de sons, hesitações ou bloqueios durante a fala. Desvios
de assunto e desorganização nos relatos durante uma conversa também
podem ser apresentados. Geralmente se manifesta na infância, durante a
fase de desenvolvimento da linguagem, podendo também estar relacionado
a fatores psicológicos. O caso mais comum da disfluência é a gagueira.
É comum que na fase da pré-escola, quando as crianças estão aprendendo
a falar, cometam erros ao pronunciar palavras e frases, essa situação não
caracteriza disfluência na fala, pois faz parte do processo de assimilação e
diminui com o tempo. A continuidade da hesitação na fala, pausas longas,
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