Page 60 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 60

Possibilidades:
                    •  Se a família ainda não identificou a persistência dos desvios de
                      linguagem, comunique a família, e se for o caso recomende um
                      fonoaudiólogo para acompanhar a criança;
                    •  Não faça correções contínuas;
                    •  Repita a palavra corretamente para que a criança não fixe a forma errada
                      que pronunciou;
                    •  Demostre interesse na mensagem a ser transmitida pelo educando;
                    •  Não chame a atenção para o erro, evitando desconforto ao educando;
                    •  Não ria de pronúncias erradas;
                    •  Articule bem as palavras e fale pausadamente para facilitar a percepção
                      dos fonemas;
                    •  Promova exercícios que trabalhem a formação silábica, jogos de palavras e
                      vocalização das palavras e sons;
                    •  Realize atividades com músicas e rimas, sugira que as crianças escutem
                      a música e repitam as estrofes, ajudará a trabalhar com a audição e a fala;
                    •  Realize atividades que contribuam para que a criança assimile sons e ruídos;

                    Estreitar a relação entre família, escola e profissionais que acompanham
                    o educando é fundamental para eficácia do trabalho e desenvolvimento
                    significativo da criança.
                    Distúrbio do Ritmo

                    O Distúrbio do ritmo ou disfluência é uma interrupção na fluência verbal
                    caracterizada por repetições de sílabas, palavras ou conjunto de palavras,
                    prolongamento de sons, hesitações ou bloqueios durante a fala. Desvios
                    de assunto e desorganização nos relatos durante uma conversa também
                    podem ser apresentados. Geralmente se manifesta na infância, durante a
                    fase de desenvolvimento da linguagem, podendo também estar relacionado
                    a fatores psicológicos. O caso mais comum da disfluência é a gagueira.
                    É comum que na fase da pré-escola, quando as crianças estão aprendendo
                    a falar, cometam erros ao pronunciar palavras e frases, essa situação não
                    caracteriza disfluência na fala, pois faz parte do processo de assimilação e
                    diminui com o tempo. A continuidade da hesitação na fala, pausas longas,




                                                               Volume1   59
   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65