Page 56 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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A gravidade pode ser indicada com base nos critérios apresentados no
                    DSM-5. É considerada leve, quando o estudante é capaz de desempenhar
                    bem as atividades na presença de apoios e adaptações. Considera-se
                    moderada, quando seus resultados escolares dependem de ensino intensivo
                    e especializado durante os anos escolares. É grave, quando afeta vários
                    domínios acadêmicos, exigindo ensino individualizado e especializado
                    contínuo na maior parte dos anos escolares. Mesmo com os apoios,
                    o estudante pode não alcançar a realização eficiente de suas atividades.
                    O Transtorno de Aprendizagem é também conhecido como Distúrbios
                    de aprendizagem, como define o Comité Nacional de Dificuldades de
                    Aprendizagem (National Joint Committee of Learniing Disabilities,
                    1981, EUA):
                                          Distúrbios de aprendizagem é um termo genérico
                                          que se refere a um grupo heterogêneo de alte-
                                          rações manifestas por dificuldades significativas
                                          na aquisição e uso da audição, fala, leitura, escrita,
                                          raciocínio ou habilidades matemáticas. Estas
                                          alterações são intrínsecas ao indivíduo e presu-
                                          mivelmente devidas à disfunção do sistema ner-
                                          voso central. Apesar de um distúrbio de apren-
                                          dizagem poder ocorrer concomitantemente com
                                          outras condições desfavoráveis (por exemplo,
                                          alteração sensorial, retardo mental, distúrbio
                                          social ou emocional) ou influências ambientais
                                          (por  exemplo,  diferenças  culturais,  instrução
                                          insuficiente/inadequada, fatores psicogênicos),
                                          não é resultado direto dessas condições ou influ-
                                          ências. (COLLARES; MOYSÉS, 1993. p.32)
                    Ainda de acordo com a definição do Comitê, apesar de não ser impres-
                    cindível que a única causa do distúrbio de aprendizagem seja uma
                    disfunção presente no Sistema Nervoso Central, é preciso que, pelo
                    menos, uma disfunção do SNC seja um dos possíveis fatores para que o
                    distúrbio possa ser diagnosticado.
                    Segundo Collares e Moysés (1993), pela perspectiva etimológica, os
                    distúrbios de aprendizagem atendem a definição de “anormalidade pato-
                    lógica por alteração violenta na desordem natural da aprendizagem”, locali-
                    zada no cérebro do educando. Dessa forma, entende-se que os distúrbios




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