Page 58 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 58

Distúrbio de fonação
                    A etiologia do distúrbio de fonação pode ser por vias orgânicas e/ou funcionais.
                    Do ponto de vista neurológico é ocasionado por lesões nos nervos que
                    interferem nas movimentações das cordas vocais, faringe e véu palatino.
                    Marcada por alterações quanto à cadência, intensidade, timbre e tom da voz.
                    Conversas sobre respeito e conceitos de diferenças são sempre bem vindas, tendo
                    em vista que crianças com disfonia são comumente alvos de bullying.
                    Práticas de prevenção e intervenção são necessárias.
                    Durante a adolescência, decorrente do desenvolvimento natural, por fatores
                    hormonais, há disfônica transitória, que deve ser encarada com naturalidade,
                    evitando chamar atenção à variação de voz, pois em casos raros persiste
                    desencadeada por fatores emocionais.

                    Dislalia - Desvio Fonológico

















                                      Fonte: Esperança em Educação.
                             Disponível em: http://esperancanaeducacao.blogspot.com.br/
                    Há algum tempo, a dislalia era conceituada unicamente como distúrbio
                    articulatório causado pela inabilidade de controle muscular da língua e/
                    ou ao formato da arcária dentária. Atualmente sabe-se que o desvio está
                    relacionado com a aquisição de grupos fonéticos que a criança seleciona
                    para compor a palavra, sendo o desvio muito mais de caráter linguístico
                    do que articulatório. Em muitos casos, as crianças com desvio fonológico
                    não apresentam alteração neurológica, motora, auditiva, nem compro-
                    metimento intelectual ou social ou qualquer síndrome de base que possa
                    justificar o déficit fonológico.




                                                               Volume1   57
   53   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63