Page 57 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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de aprendizagem remetem a um problema que ocorre em nível individual
e orgânico, em função da existência de um comprometimento neurológico.
O educando diagnosticado com distúrbio de aprendizagem, recebe as
informações do meio externo, sejam visuais ou auditivas, no entanto, há
uma falha na integração, processamento e armazenamento das informações
recebidas resultando em problemas no desenvolvimento da escrita, leitura
e/ou cálculo.
Distúrbios da habilidade linguística
A linguagem é a capacidade humana de comunicar-se por meio de
símbolos, códigos, gestos, oralidade ou escritos que permitam a transmissão
e recepção de informações. O processo de aquisição das habilidades
linguísticas ocorre nos primeiros quatro anos de vida, porém a maturação
do sistema fonológico conclui-se por volta dos seis a sete anos. Qualquer
tipo de atraso nesse processo pode ser indicativo de atraso global do
desenvolvimento ou específico do desenvolvimento da oralidade, devendo
ser investigado quanto as suas causas.
Indivíduos pertencentes a este grupo possuem Indivíduos pertencentes a
este grupo possuem exames de audição, inteligência e neurológico dentro
do esperado, porém o vocabulário é limitado, a fala é marcada por para-
fasias e/ou supressão de fonemas e apresentam dificuldades na articulação
de palavras. Crianças com estas características devem ter acompanhamento
por fonoaudiólogos e psicopedagogos, pois são grupos de risco para disfasia,
dislexia, disgrafia ou autismo infantil.
Durante o período da aquisição da habilidade linguística, além dos trans-
tornos específicos, alterações como distúrbio na fonação, desvio fono-
lógico, distúrbios na articulação de palavras, distúrbio do ritmo, podem
ser diagnosticados em crianças. Com acompanhamento de fonoaudiólogo,
psicopedagogo e orientação correta das instituições de ensino a criança
desenvolve todo seu potencial.
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