Page 55 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 55

“Quando leio, somente escuto o que estou
                                 lendo e sou incapaz de lembrar a imagem visual
                                 da palavra escrita.”
                                                        Albert Einstein


          Os problemas de aprendizagem podem ser classificados em duas categorias,
          especificadas a seguir: Transtorno específico de  aprendizagem ou
          Distúrbios de aprendizagem e problemas de aprendizagem.

          Transtorno específico de  aprendizagem

          Segundo  a  Associação  Psiquiátrica  Americana  (2014)  no  DSM-5,  o
          Transtorno Específico de Aprendizagem tem origem biológica e está na
          base  das  dificuldades  cognitivas  do  estudante  e  suas  manifestações
          comportamentais. A origem biológica inclui a interação de fatores
          genéticos e ambientais com impacto na capacidade cerebral para perceber
          ou processar informações verbais ou não verbais com efetividade. Como
          consequência, manifestam-se dificuldades persistentes para aprender
          habilidades acadêmicas básicas que constam no currículo escolar: leitura
          de palavras e textos, compreensão da leitura, escrita, ortografia, cálculo,
          raciocínio matemático.
          É importante considerar que o transtorno específico de aprendizagem não
          se deve à falta de oportunidade de aprender nem de ensino inadequado,
          ou ao absenteísmo nas aulas. Os estudantes, entretanto, apresentam limi-
          tado progresso escolar. Trata-se de um transtorno persistente que aparece,
          na maioria das vezes, desde os anos iniciais. Pode ocorrer, também, na
          medida em que os conteúdos curriculares se tornam mais complexos.

          O transtorno não se associa à deficiência intelectual, sensorial ou motora.
          Nem ao atraso no desenvolvimento global ou a problemas neurológicos.
          Não se explica, também, por fatores ambientais adversos, como
          desvantagem econômica ou social. Por essa razão, é identificado como um
          transtorno específico, uma vez que não aparecem dificuldades de apren-
          dizagem mais genéricas e pode limitar-se a uma habilidade ou domínio
          acadêmico (leitura de palavras isoladas, evocação ou cálculos numéricos).
          Pode, inclusive, ocorrer em estudantes com altas habilidades intelectuais.
          A dislexia é um exemplo do transtorno específico de aprendizagem.





           54  Diretrizes Curriculares Maristas
   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60