Page 55 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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“Quando leio, somente escuto o que estou
lendo e sou incapaz de lembrar a imagem visual
da palavra escrita.”
Albert Einstein
Os problemas de aprendizagem podem ser classificados em duas categorias,
especificadas a seguir: Transtorno específico de aprendizagem ou
Distúrbios de aprendizagem e problemas de aprendizagem.
Transtorno específico de aprendizagem
Segundo a Associação Psiquiátrica Americana (2014) no DSM-5, o
Transtorno Específico de Aprendizagem tem origem biológica e está na
base das dificuldades cognitivas do estudante e suas manifestações
comportamentais. A origem biológica inclui a interação de fatores
genéticos e ambientais com impacto na capacidade cerebral para perceber
ou processar informações verbais ou não verbais com efetividade. Como
consequência, manifestam-se dificuldades persistentes para aprender
habilidades acadêmicas básicas que constam no currículo escolar: leitura
de palavras e textos, compreensão da leitura, escrita, ortografia, cálculo,
raciocínio matemático.
É importante considerar que o transtorno específico de aprendizagem não
se deve à falta de oportunidade de aprender nem de ensino inadequado,
ou ao absenteísmo nas aulas. Os estudantes, entretanto, apresentam limi-
tado progresso escolar. Trata-se de um transtorno persistente que aparece,
na maioria das vezes, desde os anos iniciais. Pode ocorrer, também, na
medida em que os conteúdos curriculares se tornam mais complexos.
O transtorno não se associa à deficiência intelectual, sensorial ou motora.
Nem ao atraso no desenvolvimento global ou a problemas neurológicos.
Não se explica, também, por fatores ambientais adversos, como
desvantagem econômica ou social. Por essa razão, é identificado como um
transtorno específico, uma vez que não aparecem dificuldades de apren-
dizagem mais genéricas e pode limitar-se a uma habilidade ou domínio
acadêmico (leitura de palavras isoladas, evocação ou cálculos numéricos).
Pode, inclusive, ocorrer em estudantes com altas habilidades intelectuais.
A dislexia é um exemplo do transtorno específico de aprendizagem.
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