Page 50 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Assim sendo, a referida Política define o público-alvo do atendimento
                    educacional especial, ou seja: estudantes com deficiência - aqueles que
                    têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou
                    sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem ter obstru-
                    ída sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade; estudantes
                    com transtornos globais do desenvolvimento – aqueles que apresentam
                    quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprome-
                    timento nas relações sociais, na comunicação e/ou estereotipias motoras.
                    Fazem parte dessa definição estudantes com autismo infantil, síndrome
                    de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância e es-
                    tudantes com altas habilidades ou superdotados - aqueles que apresentam
                    potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento
                    humano, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psico-
                    motora, artes e criatividade.

                    O atendimento educacional especializado pode ser ofertado em salas de
                    Recursos Multifuncionais, cujo objetivo é promover condições de acesso
                    a estudantes público alvo da educação inclusiva, viabilizando a oferta do
                    atendimento educacional especializado como espaço de complementação
                    da aprendizagem.
                    A sala é composta por mobiliários específicos, materiais didáticos, recursos
                    pedagógicos e de acessibilidade, além de equipamentos específicos que
                    atendam as especificidades desses estudantes. O professor atuante na sala
                    de recursos multifuncionais deve ter formação específica para atuação
                    nesse espaço e deve articular com o professor da classe comum de modo
                    a contribuir com a complementação da escolarização do estudante. Cabe
                    acrescentar que a abertura de sala de recursos multifuncionais nos Colégios
                    Maristas só será pensada a partir do apontamento de necessidades das
                    unidades e a partir de uma discussão com a direção das unidades escolares.
















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