Page 49 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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O atendimento educacional especializado (AEE) é um “serviço da
          educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e
          de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos
          alunos, considerando suas necessidades específicas” (BRASIL, 2008, p. 15).
          De acordo com o Decreto n.º 7611/2011 (BRASIL, 2014j), que dispõe
          sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado,
          orienta-se que este “deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver
          a participação da família para garantir pleno acesso e participação dos
          estudantes, atender às necessidades específicas das pessoas público-alvo da
          educação especial e ser realizado em articulação com as demais políticas
          públicas.” (Art. 2º).

          O atendimento educacional especializado, previsto na Lei nº 9.394/96 -
          LDBEN (BRASIL, 2014b) nos artigos 58,59 e 60, bem como na Consti-
          tuição da República Federativa do Brasil (BRASIL, 2010a) não substitui o
          direito ao acesso à educação oferecida em classe comum pela rede regular
          de ensino, apenas objetiva que este estudante seja atendido dentro de suas
          especificidades como modelo de complementação do ensino regular. Esse
          atendimento pode ser oferecido tanto no contexto do colégio, no turno
          oposto, ou em espaços segregados, tendo como objetivo o atendimento
          aos estudantes que tenham significativo-severas necessidades.
          Complementa-se que, conforme explicitado nas Diretrizes Nacionais da
          Educação Básica, mediante a Resolução CNE/CEB nº 4/2010 (BRASIL,
          2010b), os estudantes devem ser matriculados na rede de ensino regular e,
          se for o caso, no atendimento educacional especializado que são ofertados
          pelos centros de atendimento especializado da rede pública ou ainda em
          instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas que realizam o
          atendimento em salas de recursos multifuncionais como complementação
          à escolarização.

          Segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Edu-
          cação Inclusiva (BRASIL, 2008a), o Atendimento Educacional Especializa-
          do é uma complementação ao ensino regular, realizado preferencialmente
          em escolas comuns, em um espaço de aprendizagem diferenciado deno-
          minado Sala de Recursos Multifuncionais onde são atendidos alunos com
          deficiência, alunos com transtornos globais do desenvolvimento e alunos
          com altas habilidades.




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