Page 61 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 61
repetição de palavras acompanhada de movimentos repetitivos,
demonstração de esforço para falar, movimentos motores repetitivos e
falta ou ausência de contato visual, são situações que exigem, pois são
características comuns da disfluência.
A criança com disfluência ou gagueira normalmente enfrenta problemas
para se socializar e é constantemente alvo de críticas ou repreensões, o que
aumenta os níveis de tensão e ansiedade que tendem a agravar o problema
no processo de relações sociais, autoestima e aprendizagem. Em geral se
isolam e seu rendimento acadêmico cai. A insegurança, timidez e medo
de serem ridicularizados pela turma agrava o quadro, portanto atitudes
positivas devem ser cultivadas, conversas com a turma quanto ao respeito,
às diferenças e a beleza da alteridade devem ser promovidas. O educando
deve ser acompanhado por fonoaudiólogo, que o dará mais segurança,
melhorará a fluência e sua socialização. O professor pode utilizar algumas
práticas que auxiliem a criança nesse processo.
Possibilidades:
• Fale calmamente e articulando bem suas falas, assim, o estudante fará
melhor assimilação;
• Estabeleça contato visual sempre que for falar com a criança;
• Converse com a turma para evitar que a criança/adolescente seja rotulada
pelos colegas. Evite maiores exposições.
• Proponha atividades ligadas à linguagem em que todos possam se
expressar com maior liberdade, respeitando as peculiaridades de cada um;
• Não complemente ou termine a fala da criança/adolescente, escute-a
com calma;
• Evite falas como “Pare e pense antes de falar”, “Respire antes de falar” ou
“Fale mais devagar”, isso pode prejudicar o processo de fala e construção
do pensamento, principalmente perante os colegas. Demonstre que
você tem tempo para escutá-la e evite interrompê-la no início ou meio
das frases;
• Faça perguntas claras, uma de cada vez para que seja possível assimilar
melhor as ideias;
• Evite momentos de adrenalina, normalmente esses eventos desencadeiam
a disfluência;
• Faça leituras em grupos, muitas vezes a fluência ocorre com mais tran-
60 Diretrizes Curriculares Maristas