Page 61 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 61

repetição de palavras acompanhada de movimentos repetitivos,
          demonstração de esforço para falar, movimentos motores repetitivos e
          falta ou ausência de contato visual, são situações que exigem, pois são
          características comuns da disfluência.

          A criança com disfluência ou gagueira normalmente enfrenta problemas
          para se socializar e é constantemente alvo de críticas ou repreensões, o que
          aumenta os níveis de tensão e ansiedade que tendem a agravar o problema
          no processo de relações sociais, autoestima e aprendizagem. Em geral se
          isolam e seu rendimento acadêmico cai. A insegurança, timidez e medo
          de serem ridicularizados pela turma agrava o quadro, portanto atitudes
          positivas devem ser cultivadas, conversas com a turma quanto ao respeito,
          às diferenças e a beleza da alteridade devem ser promovidas. O educando
          deve ser acompanhado por fonoaudiólogo, que o dará mais segurança,
          melhorará a fluência e sua socialização. O professor pode utilizar algumas
          práticas que auxiliem a criança nesse processo.
          Possibilidades:
          •  Fale calmamente e articulando bem suas falas, assim, o estudante fará
             melhor assimilação;
          •  Estabeleça contato visual sempre que for falar com a criança;
          •  Converse com a turma para evitar que a criança/adolescente seja rotulada
             pelos colegas. Evite maiores exposições.
          •  Proponha atividades ligadas à linguagem em que todos possam se
             expressar com maior liberdade, respeitando as peculiaridades de cada um;
          •  Não complemente ou termine a fala da criança/adolescente, escute-a
             com calma;
          •  Evite falas como “Pare e pense antes de falar”, “Respire antes de falar” ou
             “Fale mais devagar”, isso pode prejudicar o processo de fala e construção
             do pensamento, principalmente perante os colegas. Demonstre que
             você tem tempo para escutá-la e evite interrompê-la no início ou meio
             das frases;
          •  Faça perguntas claras, uma de cada vez para que seja possível assimilar
             melhor as ideias;
          •  Evite momentos de adrenalina, normalmente esses eventos desencadeiam
             a disfluência;
          •  Faça leituras em grupos, muitas vezes a fluência ocorre com mais tran-



           60  Diretrizes Curriculares Maristas
   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65   66