Page 65 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 65

No intuito de contribuir com seu processo de aprendizagem, estudantes
          diagnosticados com afasia podem obter complementação escolar,
          por meio do atendimento educacional especial, em sala de recursos multi-
          funcionais.
          Possibilidades:
          •  Não trate o estudante como menos capaz de desenvolver as atividades
             propostas, trate-o como ao restante da turma, respeitando suas espe-
             cificidades;
          •  Verifique se educando compreendeu todos os enunciados e propostas
             de atividades em sala;
          •  Utilize uma abordagem pedagógica multissensorial, estimulando o
             estudante afásico por meio de recursos táteis, sinestésicos ou visuais;
          •  Proponha atividades que estimulem a aquisição de novos vocabulários;
          •  Propicie aos estudantes o contato com variedade de vocábulos que
             permitam a aproximação progressiva do significado e significantes
             da linguagem científica;
          •  Promova atividades em que as habilidades do afásico se destaquem;

          •  Fale de forma clara e pausadamente, para facilitar a recepção e identi-
             ficação dos fonemas em sua fala;
          •  Alunos com comprometimento sensorial devem sentar-se de frente
             para o professor, e distante de janelas e portas para minimizar as inter-
             ferências do meio;
          •  Procure posicionar-se frente ao educando, nunca fale de costas ou ao
             lado;
          •  Alunos com dificuldades severas na compreensão da linguagem escrita
             devem ter seus instrumentos avaliativos lidos;
          •  Nas avaliações, devem ser considerados os dados singulares do edu-
             cando, avaliando o processo da construção do conhecimento;
          •  Mantenha um bom relacionamento e entrosamento entre a família,
             escola e profissionais que acompanham o educando;

                                                Ampliando sua pesquisa
             Associação Nacional de Afásicos e Vitimas de Acidentes Vasculares Cerebrais
                                http://www.anafasicos.org/afasia/tipos_afasia.htm




           64  Diretrizes Curriculares Maristas
   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70