Page 65 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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No intuito de contribuir com seu processo de aprendizagem, estudantes
diagnosticados com afasia podem obter complementação escolar,
por meio do atendimento educacional especial, em sala de recursos multi-
funcionais.
Possibilidades:
• Não trate o estudante como menos capaz de desenvolver as atividades
propostas, trate-o como ao restante da turma, respeitando suas espe-
cificidades;
• Verifique se educando compreendeu todos os enunciados e propostas
de atividades em sala;
• Utilize uma abordagem pedagógica multissensorial, estimulando o
estudante afásico por meio de recursos táteis, sinestésicos ou visuais;
• Proponha atividades que estimulem a aquisição de novos vocabulários;
• Propicie aos estudantes o contato com variedade de vocábulos que
permitam a aproximação progressiva do significado e significantes
da linguagem científica;
• Promova atividades em que as habilidades do afásico se destaquem;
• Fale de forma clara e pausadamente, para facilitar a recepção e identi-
ficação dos fonemas em sua fala;
• Alunos com comprometimento sensorial devem sentar-se de frente
para o professor, e distante de janelas e portas para minimizar as inter-
ferências do meio;
• Procure posicionar-se frente ao educando, nunca fale de costas ou ao
lado;
• Alunos com dificuldades severas na compreensão da linguagem escrita
devem ter seus instrumentos avaliativos lidos;
• Nas avaliações, devem ser considerados os dados singulares do edu-
cando, avaliando o processo da construção do conhecimento;
• Mantenha um bom relacionamento e entrosamento entre a família,
escola e profissionais que acompanham o educando;
Ampliando sua pesquisa
Associação Nacional de Afásicos e Vitimas de Acidentes Vasculares Cerebrais
http://www.anafasicos.org/afasia/tipos_afasia.htm
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