Page 67 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Apesar de ser de caráter permanente, pesquisas recomendam o acompa-
          nhamento contínuo por especialista da área da fonologia e psicologia,
          este em função de possíveis frustações que a criança possa ter em função
          da dificuldade, levando a minimização das dificuldades enfrentadas pelos
          disfásicos.
          O profissional que acompanha a criança deverá estar em sintonia com
          a família e a escola, para que, juntos, proporcionem o desenvolvimento
          desse estudante.
          Possibilidades:
          •  Tenha paciência de escutar toda a mensagem do estudante sem apressá-lo;
          •  Não tente adivinhar o que o estudante está querendo dizer ou completar
             suas frases, isso evidencia a sua dificuldade;
          •  Não o trate como menos capaz de desenvolver as atividades propostas;
          •  Não enfatize erros, e ressalte os pequenos acertos. Não corrija insis-
             tentemente as inversões e omissões de palavras e fonemas. Na maioria
             dos casos, o afásico tem consciência de pronúncia correta, porém, não
             consegue reproduzi-la por questões orgânicas;
          •  Em casos em que o estudante se expresse apenas por sílabas, incentive-o
             a formar palavras, evitando condicioná-lo a este comportamento;
          •  Mantenha o contato visual, demonstrando interesse pelo que ele está
             tentando dizer e demonstre respeito diante de suas dificuldades;
          •  Fale em ritmo adequado, pausadamente, com clareza e coesão;
          •  Verifique se o estudante compreendeu todos os enunciados e propostas
             de atividades em sala;

          •  Repita o comando quantas vezes forem necessárias, utilize expressões e
             linguagens corporais;
          •  Utilize uma abordagem pedagógica multissensorial, estimulando o es-
             tudante disfásico por meio de recursos táteis, sinestésicos ou visuais;
          •  Proponha atividades que estimulem a aquisição e fixação de novos
             vocabulários;

          •  Propicie aos estudantes o contato com variedade de vocábulos que
             permitam a aproximação progressiva do significado e significantes da
             linguagem científica;




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