Page 72 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 72

•  Em instrumentos avaliativos de leitura e escrita, auxilie o educando ou
                      destine um profissional para auxiliá-lo;
                    •  Certifique-se do entendimento dos comandos e disponha de um tempo
                      maior para realização;

                    •  Realize, sempre que possível, instrumento avaliativo oral como comple-
                      mentação à avaliação escrita;
                    •  Leia as respostas do educando no momento da devolutiva da avaliação.
                      Se necessário pergunte o que o educando quis dizer e anote suas respostas;
                    •  Oportunize um local tranquilo, de preferência individual, para que possa
                      focar sua atenção na atividade a ser realizada;

                    •  Converse com o educando e com os pais e compartilhe os resultados,
                      enfatizando acertos e traçando novas estratégias para continuar avançando.


                                                         Ampliando sua pesquisa:
                            Associação Brasileira de Dislexia - ABD - http://www.dislexia.org.br/
                               Associação Nacional de Dislexia - http://www.andislexia.org.br/
                     Filme: Como estrelas na terra: toda criança é especial. Direção: Aamir Khan.
                                             Drama. Índia: 2007. Duração: 165 minutos.
                    Discalculia

                    Assim como a linguagem oral e escrita, as habilidades lógico-matemáticas
                    estão centradas em áreas especificas do cérebro. Os primeiros anos do
                    Ensino Fundamental I são de extrema importância para a maturação
                    cerebral a partir de estímulos adequados, através de ações matemáticas
                    com objetivos reais, práticos e concretos, pautadas no cotidiano estudantil
                    que gradualmente vão sendo trabalhadas para transição ao abstrato, em
                    que o entendimento se dá a partir de símbolos numéricos.
                    A discalculia corresponde a um distúrbio que impede a criança de com-
                    preender os processos e princípios matemáticos em função de uma desordem
                    no Sistema Nervoso Central. Não raramente, manifesta-se articulada com
                    outras dificuldades linguísticas, perceptuais de símbolos, dificuldades de agru-
                    pamento e de atenção. O indivíduo apresenta dificuldade em reconhecer,
                    ler e escrever os números, em conceituar quantidades numéricas, em re-
                    conhecer sinais operacionais. Apresenta desorientação espacial, enfrenta




                                                               Volume1   71
   67   68   69   70   71   72   73   74   75   76   77