Page 73 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 73
dificuldades em posicionar os números adequadamente, inabilidade de
operações aritméticas, comprometimento em cálculos mentais, inabili-
dade em formar sequências de números, memória auditiva de curto prazo
comprometida, não alcançando a proficiência adequada para seu nível de
escolarização e capacidade intelectual.
As principais desordens matemáticas correspondem à acalculia e discalcu-
lia. Ambas correspondem ao comprometimento da capacidade de realizar
operações aritméticas e de sequenciar o raciocínio lógico matemático. A
diferença entre essas perturbações refere-se à etiologia das dificuldades,
acalculia origina-se a partir de lesões cerebrais adquiridas, enquanto que
discalculia relaciona-se com o processo de maturação das habilidades
lógico- matemáticas.
Possibilidades:
• Inicie a aula relembrando a aula anterior;
• Desenvolva atividades com recursos gráficos, figuras e formas. Levando o
estudante à observação de detalhes, semelhanças, diferenças, volumes, etc;
• Promova ações que possibilitem o aprimoramento das orientações
espaciais;
• Elabore guias e/ou esquemas para que o estudante saiba encarar e identificar
adequadamente os erros;
• Não demonstre impaciência com as dificuldades do estudante, explique
o quanto for necessário até a compreensão;
• Não penalize o estudante por não terminar a atividade. Oriente-o na
realização;
• Proporcione situações concretas na problematização de questões;
• Elabore códigos e esquematizações visuais, sublinhados na lousa, que
ajudem a concentrar a atenção dos estudantes nos expoentes, varáveis,
sinais de operações, o que facilita a sua compreensão;
• Em instrumentos avaliativos elabore questões contextualizadas, claras e
diretas, com diminuição de alternativas;
• Disponibilize tempo extra para que o estudante realize as atividades
avaliativas;
• Certifique-se que o estudante compreendeu o comando das atividades
propostas;
• Utilize recursos de mídia e software para subsidiar a aprendizagem;
72 Diretrizes Curriculares Maristas