Page 73 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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dificuldades em posicionar os números adequadamente, inabilidade de
          operações aritméticas, comprometimento em cálculos mentais, inabili-
          dade em formar sequências de números, memória auditiva de curto prazo
          comprometida, não alcançando a proficiência adequada para seu nível de
          escolarização e capacidade intelectual.
          As principais desordens matemáticas correspondem à acalculia e discalcu-
          lia. Ambas correspondem ao comprometimento da capacidade de realizar
          operações aritméticas e de sequenciar o raciocínio lógico matemático. A
          diferença entre essas perturbações refere-se à etiologia das dificuldades,
          acalculia origina-se a partir de lesões cerebrais adquiridas, enquanto que
          discalculia relaciona-se com o processo de maturação das habilidades
          lógico- matemáticas.

          Possibilidades:
          •  Inicie a aula relembrando a aula anterior;
          •  Desenvolva atividades com recursos gráficos, figuras e formas. Levando o
             estudante à observação de detalhes, semelhanças, diferenças, volumes, etc;
          •  Promova ações que possibilitem o aprimoramento das orientações
             espaciais;
          •  Elabore guias e/ou esquemas para que o estudante saiba encarar e identificar
             adequadamente os erros;
          •  Não demonstre impaciência com as dificuldades do estudante, explique
             o quanto for necessário até a compreensão;
          •  Não penalize o estudante por não terminar a atividade. Oriente-o na
             realização;
          •  Proporcione situações concretas na problematização de questões;
          •  Elabore códigos e esquematizações visuais, sublinhados na lousa, que
             ajudem a concentrar a atenção dos estudantes nos expoentes, varáveis,
             sinais de operações, o que facilita a sua compreensão;
          •  Em instrumentos avaliativos elabore questões contextualizadas, claras e
             diretas, com diminuição de alternativas;
          •  Disponibilize tempo extra para que o estudante realize as atividades
             avaliativas;
          •  Certifique-se que o estudante compreendeu o comando das atividades
             propostas;
          •  Utilize recursos de mídia e software para subsidiar a aprendizagem;



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