Page 77 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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“Fui totalmente desestimulado em meus dias de
escola. E nada é mais desencorajador do que ser
marginalizado em sala de aula, o que nos leva a
sentirmo-nos inferiores em nossa origem humana.”
(Winston Churchill)
O termo Dificuldade de Aprendizagem refere-se, de modo geral, a
problemas psicopedagógicos e ou socioculturais, podendo estar ou não
centrado no indíviduo, de acordo com uma perspectiva preventiva e escolar.
As dificuldades podem estar relacionadas ao processo de ensino-apren-
dizagem, em função de problemas encontrados na escola, no ambiente,
família, comunidade e no meio em que vive. Fatores sociais podem ser
determinantes na persistência das dificuldades de aprendizagem, sendo o
ambiente escolar e o contexto social fatores determinantes nesse processo.
Com relação ao ambiente escolar, deve-se analisar a motivação e capa-
cidade da equipe de educadores para identificar possíveis dificuldades, a
qualidade na relação professor-estudante-família, a proposta pedagógica
da escola e seu grau de exigência. Quanto ao ambiente familiar, pode-se
encontrar famílias que neguem a existência de alguma dificuldade escolar
e que apresentam níveis muito altos de exigência com relação aos resulta-
dos a serem obtidos, o que pode ocasionar um grau maior de ansiedade
que dificultará um processo de aprendizagem adequado. No contexto fa-
miliar, também podem ocorrer situações que aumentem o nível de estre-
sse e tensão que repercutirão em seu desenvolvimento escolar, tais como,
separação dos pais ou falecimento de um familiar.
Questões afetivo-emocionais, por muitas vezes, interferem no processo de
aprendizagem e não estão relacionados à transtornos, entretanto, é impor-
tante identificar que muitos distúrbios e outras patologias, apesar de não
influenciarem no aspecto da inteligência, acarretam em dificuldades no
processo de aprendizagem, pois estão relacionados ao desenvolvimento
cognitivo e social do educando.
Em uma perspectiva clínica, os transtornos podem co-existir com as difi-
culdades de aprendizagem, entretanto, são fatores intrísecos ao indivíduo.
Os distúrbios também são fatores intrínsecos, que resultam em dificulda-
des de aprendizagem, porém, existem em função do comprometimento
neurológico em funções específicas do Sistema Nervoso Central (SNC).
Manifestam-se por problemas relacionados à aquisição e uso da fala, lei-
tura, escrita, escuta e raciocínio ou habilidades matemáticas.
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