Page 77 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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“Fui totalmente desestimulado em meus dias de
                                 escola. E nada é mais desencorajador do que ser
                                 marginalizado em sala de aula, o que nos leva a
                                 sentirmo-nos inferiores em nossa origem humana.”
                                                    (Winston Churchill)

          O termo Dificuldade de Aprendizagem refere-se, de modo geral, a
          problemas psicopedagógicos e ou socioculturais, podendo estar ou não
          centrado no indíviduo, de acordo com uma perspectiva preventiva e escolar.
          As dificuldades podem estar relacionadas ao processo de ensino-apren-
          dizagem, em função de problemas encontrados na escola, no ambiente,
          família, comunidade e no meio em que vive. Fatores sociais podem ser
          determinantes na persistência das dificuldades de aprendizagem, sendo o
          ambiente escolar e o contexto social fatores determinantes nesse processo.

          Com relação ao ambiente escolar, deve-se analisar a motivação e capa-
          cidade da equipe de educadores para identificar possíveis dificuldades, a
          qualidade na relação professor-estudante-família, a proposta pedagógica
          da escola e seu grau de exigência. Quanto ao ambiente familiar, pode-se
          encontrar famílias que neguem a existência de alguma dificuldade escolar
          e que apresentam níveis muito altos de exigência com relação aos resulta-
          dos a serem obtidos, o que pode ocasionar um grau maior de ansiedade
          que dificultará um processo de aprendizagem adequado. No contexto fa-
          miliar, também podem ocorrer situações que aumentem o nível de estre-
          sse e tensão que repercutirão em seu desenvolvimento escolar, tais como,
          separação dos pais ou falecimento de um familiar.
          Questões afetivo-emocionais, por muitas vezes, interferem no processo de
          aprendizagem e não estão relacionados à transtornos, entretanto, é impor-
          tante identificar que muitos distúrbios e outras patologias, apesar de não
          influenciarem no aspecto da inteligência, acarretam em dificuldades no
          processo de aprendizagem, pois estão relacionados ao desenvolvimento
          cognitivo e social do educando.
          Em uma perspectiva clínica, os transtornos podem co-existir com as difi-
          culdades de aprendizagem, entretanto, são fatores intrísecos ao indivíduo.
          Os distúrbios também são fatores intrínsecos, que resultam em dificulda-
          des de aprendizagem, porém, existem em função do comprometimento
          neurológico em funções específicas do Sistema Nervoso Central (SNC).
          Manifestam-se por problemas relacionados à aquisição e uso da fala, lei-
          tura, escrita, escuta e raciocínio ou habilidades matemáticas.






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