Page 74 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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• Trabalhe a Matemática a partir de experiências significativas do
cotidiano estudantil, significando os conteúdos, os colocando em
sintonia com a vida prática e despertando o interesse do educando;
• Permita o uso de calculadoras e tabuadas, sempre que possível;
• Utilize de jogos educacionais e gincanas durante as aulas, no intuito de
auxiliar e favorecer a aprendizagem.
Dispraxia e Apraxia
A partir de um ano e meio de idade do ser humano, o cérebro humano
já é capaz produzir imagens mentais, possibilitando-o ao planejamento
dos movimentos de acordo com os pressupostos advindos dos estímulos
ambientais (percepção), a execução do movimento (associa-se a noção de
esquema corporal e espaço tempo) e sua automatização (agilidade), etapas
indissociáveis e interdependentes do processo de aquisição da habilidade
corporal.
Segundo Piaget, os movimentos são aprendidos pelo indivíduo a partir de
experimentações e repetições que se automatizam com o tempo. A criança
dispráxica pode apresentar dificuldades em situações de sucessão lógica,
isso porque a criança não tem a representação mental do que pretende
fazer, portanto não consegue dar continuidade a ação. Há casos em que
acontece o inverso, o indivíduo apresenta consciência da sequência do ato
a ser executado, porém, não consegue operacionalizá-lo.
Em geral, crianças que apresentam dispraxia não possuem noção do es-
quema corporal, sendo constantemente chamadas de desastradas ou pre-
guiçosas, sentem dificuldade em participar de atividades coletivas que
dependem de seu envolvimento em sala de aula, não conseguem cooperar
em jogos e brincadeiras, há discrepância entre a competência verbal e a
“performance” estudantil. Esta última estando muito aquém do esperado.
Possibilidades:
• Em casos severos disponha de material assistivo como engrossador de
lápis, cadeiras que o comporte sentado confortavelmente e seguro;
• Utilize técnicas que possibilitem o conhecimento e controle do corpo.
A técnica de relaxamento e respiração auxilia no descondicionamento
de posturas;
• Realize atividades que possibilitem o desenvolvimento de noções
globais do corpo;
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