Page 74 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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•  Trabalhe a Matemática a partir de experiências significativas do
                      cotidiano estudantil, significando os conteúdos, os colocando em
                      sintonia com a vida prática e despertando o interesse do educando;
                    •  Permita o uso de calculadoras e tabuadas, sempre que possível;
                    •  Utilize de jogos educacionais e gincanas durante as aulas, no intuito de
                      auxiliar e favorecer a aprendizagem.

                    Dispraxia e Apraxia
                    A partir de um ano e meio de idade do ser humano, o cérebro humano
                    já é capaz produzir imagens mentais, possibilitando-o ao planejamento
                    dos movimentos de acordo com os pressupostos advindos dos estímulos
                    ambientais (percepção), a execução do movimento (associa-se a noção de
                    esquema corporal e espaço tempo) e sua automatização (agilidade), etapas
                    indissociáveis e interdependentes do processo de aquisição da habilidade
                    corporal.
                    Segundo Piaget, os movimentos são aprendidos pelo indivíduo a partir de
                    experimentações e repetições que se automatizam com o tempo. A criança
                    dispráxica pode apresentar dificuldades em situações de sucessão lógica,
                    isso porque a criança não tem a representação mental do que pretende
                    fazer, portanto não consegue dar continuidade a ação. Há casos em que
                    acontece o inverso, o indivíduo apresenta consciência da sequência do ato
                    a ser executado, porém, não consegue operacionalizá-lo.
                    Em geral, crianças que apresentam dispraxia não possuem noção do es-
                    quema corporal, sendo constantemente chamadas de desastradas ou pre-
                    guiçosas, sentem dificuldade em participar de atividades coletivas que
                    dependem de seu envolvimento em sala de aula, não conseguem cooperar
                    em jogos e brincadeiras, há discrepância entre a competência verbal e a
                    “performance” estudantil. Esta última estando muito aquém do esperado.

                    Possibilidades:
                    •  Em casos severos disponha de material assistivo como engrossador de
                      lápis, cadeiras que o comporte sentado confortavelmente e seguro;
                    •  Utilize técnicas que possibilitem o conhecimento e controle do corpo.
                      A técnica de relaxamento e respiração auxilia no descondicionamento
                      de posturas;
                    •  Realize atividades que possibilitem o desenvolvimento de noções
                      globais do corpo;




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