Page 68 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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•  Promova atividades em que suas habilidades se destaquem;
                    •  Contextualize os conteúdos curriculares. Há disfásicos com dificuldade
                      em reconhecer o significado, entendendo a mensagem por meio do
                      contexto;
                    •  Quando possível, faça a leitura dos instrumentos avaliativos;
                    •  Procure contextualizar as questões avaliativas, facilitando a compreen-
                      são do educando pelo contexto;

                    •  Posicione o disfásico de recepção nas primeiras cadeiras, de modo que
                      fique o mais próximo possível do professor. Para auxiliar na sua compre-
                      ensão, utilize recursos didáticos de apoio como imagens, vídeos, textu-
                      ras, formas e volumes;
                    •  Identifique quais as áreas com maiores habilidades e aptidões e estimule-o,
                      dando-lhe confiança e autoestima.

                    Dislexia

                    Segundo definições da Federação Mundial de Neurologia (World Federa-
                    tion of Neurology), 1968, dislexia corresponde ao transtorno manifestado
                    para dificuldades na aprendizagem da leitura, independente de instrução
                    convencional, inteligência adequada e oportunidade sociocultural. O
                    disléxico apresenta disfunções psiconeurológicas, perturbações motoras,
                    sensoriais, perturbações na linguagem escrita, na soletração, na memoria,
                    noções de espaço (distância, dimensão, volume) alterados e noções de
                    tempo (cronológico) comprometidos, falta e/ou atraso de desenvolvimento
                    oral na primeira infância.
                    Estudantes com dislexia possuem dificuldade em interpretar símbolos
                    gráficos convencionados para substituir sinais linguísticos da oralidade.
                    Estes símbolos quando em contato com áreas sensoriais devem remeter
                    o pensamento a outras ações e/ou situações correspondentes, atribuindo
                    significado, o que não acontece com os disléxicos.
                    O reconhecimento da palavra acontece por intermédio de duas vias inde-
                    pendentes. A via léxica ou direta, que corresponde à conectividade direta
                    entre a forma visual da palavra escrita, sua decodificação fonológica, o
                    reconhecimento da pronúncia e a atribuição de significado à memo-
                    ria lexical. A segunda via corresponde à fonológica indireta ou pré-lexical,
                    sendo um processo de recodificação fonológica envolvendo a aplicação
                    de regras de conversão da letra em som. Estas vias de reconhecimento da
                    palavra escritas originam três classificações de dislexia.



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