Page 63 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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suspirada, fraca e abafada, há alterações quanto ao ritmo e força, ocasio-
          nados pela paralisia das pregas vocais. Com dificuldade nos movimentos
          da língua, abertura labial estreita, fraqueza e atrofia das fibras musculares,
          espasticidades, lentidão nos movimentos, o locutor se cansa com facilidade
          e apresenta excesso de saliva. Os estudantes podem apresentar dificuldade
          na coordenação respiratória, movimentos involuntários na língua e nos
          lábios e espasmos de glote.
          Estudantes com disartria podem precisar de complementação escolar com
          atendimento em salas de recursos multifuncionais no intuito de contribuir
          com seu processo de aprendizagem e melhor aquisição da fala.
          Possibilidades:

          •  Utilize tecnologias assistivas de comunicação;
          •  Não apresse a fala do estudante. Mantenha contato visual enquanto o
             educando estiver tentando se expressar oralmente, isso lhe dará segurança;

          •  Demonstre interesse pelo o que ele está tentando expressar;
          •  Promova atividades em que suas habilidades se destaquem na turma;
          •  Não demostre impaciência quanto à lentidão da comunicação;
          •  Em atividades expositivas disponibilize recursos de comunicação alter-
             nativa como pranchas de comunicação e vocalizadores;
          •  Desenvolva na turma o espirito de respeito e ajuda coletiva;
          •  Desenvolva atividades que promovam a apropriação de novos vocabu-
             lários;
          •  Propicie aos estudantes o contato com variedade de vocábulos que
             permitam a aproximação progressiva do significado e significantes da
             linguagem científica.

          Afasia

          Esse distúrbio só pode ser percebido em indivíduos que adquiriram as
          habilidades linguísticas no período adequado, sem déficits intelectuais.
          Portanto, só pode ser diagnosticado a partir do quarto ano de vida. Afasia
          consiste na dificuldade e/ou impossibilidade de expressar-se. Quanto à
          etiologia, refere-se a lesões em áreas específicas do cérebro responsável




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