Page 83 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 83
• Em caso de educandos que apresentem problemas com a escrita,
permita que este tenha alguém por perto para auxiliá-lo, de modo que
o educando possa expressar verbalmente suas ideias e, assim, facilitar a
formação de conceitos;
• Para problemas fisi-omotores, permita que outro educando anote o
conteúdo em caderno com folha carbono, e que o educando anote ape-
nas as informações mais relevantes;
• Educandos com problemas fisio-motores apresentam muitos erros or-
tográficos, reconsidere os erros e estimule-o a reler o texto produzido;
• Entre os problemas de linguagem estão a repetição de suas palavras ou
de outras pessoas, caso esteja sussurrando enquanto realiza as ativida-
des, sugira que o educando sente em algum lugar que possibilite evitar
distrações e que não atrapalhe os demais;
• Para amenizar os problemas de linguagem, inclua gravuras e gráficos
que facilitem a compreensão;
• Para educandos com ST que apresentam problemas de atenção, com-
bine as tarefas com antecedência, proporcione atividades curtas com
verificações frequente, trabalhe intensamente por períodos curtos e dê
intervalos para outras atividades (como ajudar o professor, por exem-
plo), alterne o conteúdo das tarefas com frequência;
• Permitir que o estudante sente-se próximo ao professor proporciona
uma melhor observação quanto sua evolução de aprendizagem, além de
evitar maiores distrações;
Lembre-se que quanto maior o nível de estresse e ansiedade da criança
maior será a intensidade dos sintomas, quando necessário, permita que
ela tenha espaços seguros para descarregar os tiques.
O professor se torna um grande aliado da criança no processo de adapta-
ção escolar e na auto-estima, tornando sua vida acadêmica mais acolhe-
dora. Conheça o diagnóstico, tenha tranquilidade e faça uma observação
frequente do seu estudante para verificar quais as práticas didáticas que
melhor se aplicam para cada caso.
Ampliando sua pesquisa
Associação Brasileira de Síndrome de Tourette,
Tiques e Transtorno Obsessivo-Compulsivo - http://www.astoc.org.br
Filme: Primeiro da Classe (Front of the Class).
Direção: Peter Werner. Roteiro: Andrew Gottlieb, Tom Rickman. EUA, 2008.
95 min. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=q6bLLKT1Wv4
82 Diretrizes Curriculares Maristas