Page 83 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 83

•  Em caso de educandos que apresentem problemas com a escrita,
             permita que este tenha alguém por perto para auxiliá-lo, de modo que
             o educando possa expressar verbalmente suas ideias e, assim, facilitar a
             formação de conceitos;
          •  Para problemas fisi-omotores, permita que outro educando anote o
             conteúdo em caderno com folha carbono, e que o educando anote ape-
             nas as informações mais relevantes;
          •  Educandos com problemas fisio-motores apresentam muitos erros or-
             tográficos, reconsidere os erros e estimule-o a reler o texto produzido;
          •  Entre os problemas de linguagem estão a repetição de suas palavras ou
             de outras pessoas, caso esteja sussurrando enquanto realiza as ativida-
             des, sugira que o educando sente em algum lugar que possibilite evitar
             distrações e que não atrapalhe os demais;
          •  Para amenizar os problemas de linguagem, inclua gravuras e gráficos
             que facilitem a compreensão;
          •  Para educandos com ST que apresentam problemas de atenção, com-
             bine as tarefas com antecedência, proporcione atividades curtas com
             verificações frequente, trabalhe intensamente por períodos curtos e dê
             intervalos para outras atividades (como ajudar o professor, por exem-
             plo), alterne o conteúdo das tarefas com frequência;
          •  Permitir que o estudante sente-se próximo ao professor proporciona
             uma melhor observação quanto sua evolução de aprendizagem, além de
             evitar maiores distrações;
          Lembre-se que quanto maior o nível de estresse e ansiedade da criança
          maior será a intensidade dos sintomas, quando necessário, permita que
          ela tenha espaços seguros para descarregar os tiques.
          O professor se torna um grande aliado da criança no processo de adapta-
          ção escolar e na auto-estima, tornando sua vida acadêmica mais acolhe-
          dora. Conheça o diagnóstico, tenha tranquilidade e faça uma observação
          frequente do seu estudante para verificar quais as práticas didáticas que
          melhor se aplicam para cada caso.
                                                Ampliando sua pesquisa
                                  Associação Brasileira de Síndrome de Tourette,
                  Tiques e Transtorno Obsessivo-Compulsivo - http://www.astoc.org.br
                                 Filme: Primeiro da Classe (Front of the Class).
            Direção: Peter Werner. Roteiro: Andrew Gottlieb, Tom Rickman.  EUA, 2008.
             95 min. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=q6bLLKT1Wv4




           82  Diretrizes Curriculares Maristas
   78   79   80   81   82   83   84   85   86   87   88