Page 85 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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hiperatividade, desconforto nos olhos, irritabilidade, enjoo e sonolência.
          Em muitos casos, a síndrome pode ser confundida com desinteresse pelo
          estudo ou por preguiça por parte da criança, em função dos sintomas
          facilmente acarretarem em cansaço na leitura e dificuldade de compreensão
          do que se lê. Em muitos casos a Síndrome de Irlen é confundida com
          dislexia, porém, a síndrome possui características específicas que devem
          ser consideradas quando diagnosticada.
          O diagnóstico só deve ser realizado por profissionais da área de saúde e
          educação, capacitados para identificar a síndrome por meio do protocolo
          de padronização conhecido como Método de Irlen. Normalmente, a
          síndrome não é identificada em exames oftalmológicos de rotina, tampouco,
          em teste relacionado à verificação de dificuldades de aprendizagem.
          Além das intervenções pedagógicas, psicológicas e médicas, o Método
          Irlen possui instrumentos para identificar e ajudar os portadores da Sín-
          drome, pois consiste na avaliação do problema e na indicação de sobre-
          posições coloridas sobre os textos ou filtros que auxiliam na melhora da
          fluência da leitura e da atenção o que ameniza os problemas comporta-
          mentais, emocionais e de dificuldades escolares.
          Uma das técnicas aplicadas no Método Irlen é realizada a partir da inter-
          posição de lâminas coloridas onde posteriormente é identificada qual
          melhor transparência se adapta ao portador da síndrome. O uso da lâmina
          sobre telas de computador e sobre o papel auxilia no conforto visual e na
          compreensão do que se lê. Pessoas diagnosticadas com a Síndrome podem
          utilizar óculos com lentes coloridas, conforme prescrições oftalmológicas.












            Fonte: Tutores - Educação Multidsciplinar. Disponível em: http://www.tutores.com.br

          Em muitos casos, crianças diagnosticadas com síndrome de Irlen, se sentem
          frustradas por não conseguirem acompanhar seus colegas, em função da
          lentidão e esforço demasiado para realizar as atividades. Percebe-se ainda
          que, em alguns casos, a síndrome pode afetar no desenvolvimento de
          habilidades como, prática de esporte com bola; coordenação motora fina




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