Page 89 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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•  Desenvolva atividades lúdicas com músicas e brinquedos de movimentos
             que possam estimular a crianças, porém, evite super-estimular a criança,
             pois a agitação pode intensificar os movimentos manuais;
          •  Telas sensíveis ao toque, dispositivos sonoros e instrumentos musicais
             auxiliam a utilizar as mãos com finalidade;
          •  Utilize objetos, fotografias ou símbolos que ajudem a criança a estabele-
             cer referência com a atividade seguinte, por exemplo, se for para aula de
             natação coloque uma toalha sobre o ombro da criança, assim ela enten-
             derá de forma significativa a proposta;
          •  Reserve para criança um espaço com menores estímulos visuais e sono-
             ros, essa prática pode auxiliar a criança a manter-se concentrada;
          •  Tenha paciência e considere uma resposta atrasada quanto a uma pro-
             posta de atividade, elogie se o prazo foi curto, mas esperar a resposta
             ajudará a estimular a confiança e a autoestima da criança;

          •  Caso a criança adormeça no ambiente escolar, procure acordá-la gentil-
             mente, evitando sustos. O sono durante o dia, salvo justificativas médi-
             cas, pode comprometer o padrão do sono noturno;
          •  Para casos de Síndrome de Rett, é interessante que a escola tenha um
             espaço diferencial de atendimento ou de estímulo para aprendizagem
             como forma de complementação do processo de ensino. Uma proposta
             interessante fica a cargo da criação de Sala de Recursos Multifuncio-
             nais ou adaptação de instrumentos para atendimento individualizado,
             quando houver necessidade;

          •  Quando possível utilize de gravações de vídeo para acompanhar e ava-
             liar a comunicação formal e interativa da criança.
          Crianças com Síndrome de Rett geralmente precisam de equipamentos
          para caminhar, compete à escola oferecer espaço acessível. Em função
          das características específicas da síndrome, se faz necessário um acompa-
          nhamento complementar da aprendizagem que pode ser realizado pelo
          Atendimento Educacional Especializado (AEE), com apoio da Sala de
          Recursos Multifuncionais.
          A preparação e conhecimento a respeito da Síndrome de Rett por parte
          da equipe pedagógica da escola, agregada com os demais profissionais de
          saúde envolvidos no acompanhamento do desenvolvimento da criança e




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