Page 89 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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• Desenvolva atividades lúdicas com músicas e brinquedos de movimentos
que possam estimular a crianças, porém, evite super-estimular a criança,
pois a agitação pode intensificar os movimentos manuais;
• Telas sensíveis ao toque, dispositivos sonoros e instrumentos musicais
auxiliam a utilizar as mãos com finalidade;
• Utilize objetos, fotografias ou símbolos que ajudem a criança a estabele-
cer referência com a atividade seguinte, por exemplo, se for para aula de
natação coloque uma toalha sobre o ombro da criança, assim ela enten-
derá de forma significativa a proposta;
• Reserve para criança um espaço com menores estímulos visuais e sono-
ros, essa prática pode auxiliar a criança a manter-se concentrada;
• Tenha paciência e considere uma resposta atrasada quanto a uma pro-
posta de atividade, elogie se o prazo foi curto, mas esperar a resposta
ajudará a estimular a confiança e a autoestima da criança;
• Caso a criança adormeça no ambiente escolar, procure acordá-la gentil-
mente, evitando sustos. O sono durante o dia, salvo justificativas médi-
cas, pode comprometer o padrão do sono noturno;
• Para casos de Síndrome de Rett, é interessante que a escola tenha um
espaço diferencial de atendimento ou de estímulo para aprendizagem
como forma de complementação do processo de ensino. Uma proposta
interessante fica a cargo da criação de Sala de Recursos Multifuncio-
nais ou adaptação de instrumentos para atendimento individualizado,
quando houver necessidade;
• Quando possível utilize de gravações de vídeo para acompanhar e ava-
liar a comunicação formal e interativa da criança.
Crianças com Síndrome de Rett geralmente precisam de equipamentos
para caminhar, compete à escola oferecer espaço acessível. Em função
das características específicas da síndrome, se faz necessário um acompa-
nhamento complementar da aprendizagem que pode ser realizado pelo
Atendimento Educacional Especializado (AEE), com apoio da Sala de
Recursos Multifuncionais.
A preparação e conhecimento a respeito da Síndrome de Rett por parte
da equipe pedagógica da escola, agregada com os demais profissionais de
saúde envolvidos no acompanhamento do desenvolvimento da criança e
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