Page 94 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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questões comportamentais, como: tendência a comentários irrelevantes;
interrupções inapropriadas; falar em sobreposição ao outro; dificuldade
em compreender a linguagem complexa e palavras de múltiplos significados.
Essas crianças podem desenvolver interesse obsessivo por um determinado
assunto, compreensão literal da linguagem, geralmente são desajeitadas,
apresentam dificuldade de coordenação motora, criam uma forma pecu-
liar de andar, tem dificuldade em terminar tarefas, em escrever e desenhar
coordenadamente e podem apresentar movimentos bruscos.
A síndrome pode ser causada por um conjunto de fatores neurobiológicos
que afetam o desenvolvimento central, principalmente, na área corres-
pondente a forma como o cérebro processa a informação. Até o momento
a síndrome não tem cura, mas a orientação e educação adequadas, assim
como, o apoio da escola e da família, contribuirão no processamento do
desenvolvimento da criança para a vida adulta.
Possibilidades:
• Combine sinais com o educando de modo que este consiga compreender
melhor as expressões;
• Evite utilizar termos com dupla conceituação, se ocorrer, explique o
significado do que se quis dizer;
• Evite grande quantidade de estímulos visuais no ambiente interno da
sala de aula de modo a diminuir as distrações;
• Estabeleça regras e rotinas. Sempre que houver alguma mudança, informe
antecipadamente, essa prática evitará possíveis crises;
• Converse com a criança e ensine regras sobre quando participar de uma
conversa, quando interromper ou mudar de assunto;
• Faça pausa entre as instruções;
• Em caso de crises ou ataques de fúria, leve o estudante para um local
mais calmo e tranquilo até que se acalme;
• Procure observar quais os momentos em que a criança se mostra mais
agitada e converse com a equipe multidisciplinar que a acompanha e
com a família;
• Sempre que possível, organize a turma em grupos, visando maior
interação. Se for alguma atividade esportiva aconselha-se determinar a
formação do grupo, de modo que a criança não se sinta excluída;
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