Page 94 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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questões comportamentais, como: tendência a comentários irrelevantes;
                    interrupções inapropriadas; falar em sobreposição ao outro; dificuldade
                    em compreender a linguagem complexa e palavras de múltiplos significados.
                    Essas crianças podem desenvolver interesse obsessivo por um determinado
                    assunto, compreensão literal da linguagem, geralmente são desajeitadas,
                    apresentam dificuldade de coordenação motora, criam uma forma pecu-
                    liar de andar, tem dificuldade em terminar tarefas, em escrever e desenhar
                    coordenadamente e podem apresentar movimentos bruscos.

                    A síndrome pode ser causada por um conjunto de fatores neurobiológicos
                    que afetam o desenvolvimento central, principalmente, na área corres-
                    pondente a forma como o cérebro processa a informação. Até o momento
                    a síndrome não tem cura, mas a orientação e educação adequadas, assim
                    como, o apoio da escola e da família, contribuirão no processamento do
                    desenvolvimento da criança para a vida adulta.

                    Possibilidades:
                    •  Combine sinais com o educando de modo que este consiga compreender
                      melhor as expressões;
                    •  Evite utilizar termos com dupla conceituação, se ocorrer, explique o
                      significado do que se quis dizer;
                    •  Evite grande quantidade de estímulos visuais no ambiente interno da
                      sala de aula de modo a diminuir as distrações;
                    •  Estabeleça regras e rotinas. Sempre que houver alguma mudança, informe
                      antecipadamente, essa prática evitará possíveis crises;
                    •  Converse com a criança e ensine regras sobre quando participar de uma
                      conversa, quando interromper ou mudar de assunto;
                    •  Faça pausa entre as instruções;
                    •  Em caso de crises ou ataques de fúria, leve o estudante para um local
                      mais calmo e tranquilo até que se acalme;
                    •  Procure observar quais os momentos em que a criança se mostra mais
                      agitada e converse com a equipe multidisciplinar que a acompanha e
                      com a família;
                    •  Sempre que possível, organize a turma em grupos, visando maior
                      interação. Se for alguma atividade esportiva aconselha-se determinar a
                      formação do grupo, de modo que a criança não se sinta excluída;




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