Page 96 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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dificuldade para escrever e dificuldade na coordenação do movimento dos
dois olhos, não conseguindo fixá-los em um mesmo ponto, acarretando
em visão dupla.
O diagnóstico pode ser feito por meio de exame neurológico e de uma
análise molecular. Também é possível perceber pelo exame de ressonân-
cia, que mostrará a atrofia cerebral. Posterior à ressonância, em caso de
suspeita, é realizado o exame de sangue para comprovar se é portador da
síndrome.
A evolução da síndrome de Machado-Joseph é altamente incapacitante,
o portador acaba confinado a uma cadeira de rodas e mais tarde, tende a
tornar-se acamado, onde inicia o processo depressivo. A depressão é um
sintoma frequente das pessoas diagnosticadas com a síndrome.
Ampliando sua pesquisa
Associação Atlântica de Apoio ao Doente Machado-Joseph. http://www.aaadmj.com
Síndrome de Williams
A Síndrome de Williams, ou Síndrome Williams-Beuren, é uma desordem
genética (no cromossomo 7), raramente hereditária, que ocorre em
aproximadamente um a cada dez a vinte mil nascidos e atinge crianças
de ambos os sexos. A síndrome apresenta impactos na área compor-
tamental, cognitiva e motora. Os portadores apresentam características
faciais distintas. Em função de problemas cardíacos, renais, otites e esco-
lioses (mais comuns na adolescência), é necessário um acompanha-
mento clínico. Apesar de não ter cura, o diagnóstico e acompanhamento
precoce permite o alívio dos sintomas e prevenção de possíveis doenças às
quais estão predispostos.
Alguns sintomas se apresentam desde os primeiros anos de vida, como:
dificuldades de alimentação; constipação e recusa para se alimentar;
vômitos frequentes; irritabilidade; choros excessivos; pressão sanguínea
elevada; anormalidades dentais; incontinência urinária e atraso no crescimento.
A síndrome afeta as condições intelectuais do indivíduo, acarretando em
dificuldades motoras. Muitas dessas crianças apresentam lentidão para
aprender a sentar e andar, dificuldade para andar de bicicleta, pegar ou
jogar bola, segurar o lápis, cortar com tesouras, entre outras atividades
que exigem habilidades motoras, sendo necessário maior estímulo para
seu desenvolvimento.
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