Page 96 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 96

dificuldade para escrever e dificuldade na coordenação do movimento dos
                    dois olhos, não conseguindo fixá-los em um mesmo ponto, acarretando
                    em visão dupla.
                    O diagnóstico pode ser feito por meio de exame neurológico e de uma
                    análise molecular. Também é possível perceber pelo exame de ressonân-
                    cia, que mostrará a atrofia cerebral. Posterior à ressonância, em caso de
                    suspeita, é realizado o exame de sangue para comprovar se é portador da
                    síndrome.
                    A evolução da síndrome de Machado-Joseph é altamente incapacitante,
                    o portador acaba confinado a uma cadeira de rodas e mais tarde, tende a
                    tornar-se acamado, onde inicia o processo depressivo. A depressão é um
                    sintoma frequente das pessoas diagnosticadas com a síndrome.


                                                          Ampliando sua pesquisa
                    Associação Atlântica de Apoio ao Doente Machado-Joseph. http://www.aaadmj.com

                    Síndrome de Williams
                    A Síndrome de Williams, ou Síndrome Williams-Beuren, é uma desordem
                    genética (no cromossomo 7), raramente hereditária, que ocorre em
                    aproximadamente um a cada dez a vinte mil nascidos e atinge crianças
                    de ambos os sexos. A síndrome apresenta impactos na área compor-
                    tamental, cognitiva e motora. Os portadores apresentam características
                    faciais distintas. Em função de problemas cardíacos, renais, otites e esco-
                    lioses (mais comuns na adolescência), é necessário um acompanha-
                    mento clínico. Apesar de não ter cura, o diagnóstico e acompanhamento
                    precoce permite o alívio dos sintomas e prevenção de possíveis doenças às
                    quais estão predispostos.
                    Alguns sintomas se apresentam desde os primeiros anos de vida, como:
                    dificuldades de alimentação; constipação e recusa para se alimentar;
                    vômitos frequentes; irritabilidade; choros excessivos; pressão sanguínea
                    elevada; anormalidades dentais; incontinência urinária e atraso no crescimento.
                    A síndrome afeta as condições intelectuais do indivíduo, acarretando em
                    dificuldades motoras. Muitas dessas crianças apresentam lentidão para
                    aprender a sentar e andar, dificuldade para andar de bicicleta, pegar ou
                    jogar bola, segurar o lápis, cortar com tesouras, entre outras atividades
                    que exigem habilidades motoras, sendo necessário maior estímulo para
                    seu desenvolvimento.




                                                               Volume1   95
   91   92   93   94   95   96   97   98   99   100   101