Page 101 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 101
Transtornos de Tiques
Os tiques podem ser transtornos temporários, muitas vezes associados a
distúrbios emocionais. O Transtorno de Tiques é classificado em tiques
motores e vocais. Os tiques motores em sua maioria se apresentam por
atividades motoras recorrentes e involuntárias, como piscar os olhos,
morder boca e bochecha ou deslocamentos corporais rápidos e involuntá-
rios. Os tiques vocais são manifestações de sons sem finalidade aparente,
como pigarros, fungadas e tosses. A intensidade dos tiques varia de acordo
com o nível de estresse e ansiedade.
O Transtorno de Tiques pode incluir tiques motores ou vocais, mas não
ambos, o que diferencia da Síndrome de Tourette. Nos casos mais graves
em que ocorrem tiques motores múltiplos e vocais combinados, deve-se
atentar para a Síndrome de Tourette (ver item), cujos sintomas são mais
intensos e podem causar diversos transtornos nas relações sociais e fami-
liares da criança.
Os tiques iniciam normalmente na infância e por estarem relacionados a
questões emocionais, muitas vezes se manifestam com maior recorrência
no ambiente escolar, onde fatores relacionados a estresse, excitação e an-
siedade são mais frequentes.
O professor pode auxiliar na minimização dos tiques criando estratégias
que ajudem a criança ou o adolescente a se estabilizar emocionalmente no
ambiente escolar.
Possibilidades:
• Não repreenda a criança na frente da turma quando ela manifestar al-
gum tipo de tique. Lembre-se: os comportamentos são involuntários.
No caso de atrapalhar o andamento da aula, permita que a criança tenha
um intervalo fora de sala;
• Mantenha os colegas de turma esclarecidos sobre o transtorno da crian-
ça. Envolver os outros alunos na sala tende a atenuar as dificuldades de
adaptação e relacionamento com os colegas;
• Momentos de prova são frequentemente carregados de ansiedade por
parte da criança, em caso dos tiques se manifestarem com maior intensi-
dade, leve-a para um espaço reservado de modo que possa se tranquilizar;
100 Diretrizes Curriculares Maristas