Page 101 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Transtornos de Tiques

          Os tiques podem ser transtornos temporários, muitas vezes associados a
          distúrbios emocionais. O Transtorno de Tiques é classificado em tiques
          motores e vocais. Os tiques motores em sua maioria se apresentam por
          atividades motoras recorrentes e involuntárias, como piscar os olhos,
          morder boca e bochecha ou deslocamentos corporais rápidos e involuntá-
          rios. Os tiques vocais são manifestações de sons sem finalidade aparente,
          como pigarros, fungadas e tosses. A intensidade dos tiques varia de acordo
          com o nível de estresse e ansiedade.
          O Transtorno de Tiques pode incluir tiques motores ou vocais, mas não
          ambos, o que diferencia da Síndrome de Tourette. Nos casos mais graves
          em que ocorrem tiques motores múltiplos e vocais combinados, deve-se
          atentar para a Síndrome de Tourette (ver item), cujos sintomas são mais
          intensos e podem causar diversos transtornos nas relações sociais e fami-
          liares da criança.
          Os tiques iniciam normalmente na infância e por estarem relacionados a
          questões emocionais, muitas vezes se manifestam com maior recorrência
          no ambiente escolar, onde fatores relacionados a estresse, excitação e an-
          siedade são mais frequentes.
          O professor pode auxiliar na minimização dos tiques criando estratégias
          que ajudem a criança ou o adolescente a se estabilizar emocionalmente no
          ambiente escolar.

          Possibilidades:
          •  Não repreenda a criança na frente da turma quando ela manifestar al-
             gum tipo de tique. Lembre-se: os comportamentos são involuntários.
             No caso de atrapalhar o andamento da aula, permita que a criança tenha
             um intervalo fora de sala;
          •  Mantenha os colegas de turma esclarecidos sobre o transtorno da crian-
             ça. Envolver os outros alunos na sala tende a atenuar as dificuldades de
             adaptação e relacionamento com os colegas;
          •  Momentos de prova são frequentemente carregados de ansiedade por
             parte da criança, em caso dos tiques se manifestarem com maior intensi-
             dade, leve-a para um espaço reservado de modo que possa se tranquilizar;




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