Page 102 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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• Acompanhe o processo de evolução da criança e converse com os
pais sobre os momentos em que os tiques parecem mais recorrentes;
• Trabalhe atividades que competem maior atenção no início da
aula. Em muitos casos os tiques podem causar desatenção na criação.
Ampliando sua pesquisa:
Associação Brasileira de Síndrome de Tourette, Tiques e Transtorno
Obsessivo-Compulsivo - http://www.astoc.org.br
Transtorno do Opositor Desafiante – TOD
O Transtorno Opositor Desafiante – TOD – também pode ser definido
por um padrão global de comportamentos negativos, hostis, desafiadores
e desobedientes observados nas relações sociais da criança com relação
a pessoas que remetem algum tipo de autoridade. As causas podem se
originar de múltiplos fatores, tais como: atraso ou limitação no desenvol-
vimento; desequilíbrio de neurotransmissores e excesso, contradição ou
falta de cumprimento de regras.
Algumas características podem ser comumente encontradas em crianças
com diagnóstico de TOD, como: facilidade na perda de paciência, discutir
com adultos, desafiar e se recusar a obedecer às solicitações ou regras
impostas, não assumir erros e culpar as pessoas pelo seu mau comporta-
mento, incomodar as pessoas sem motivo aparente, irritabilidade e difi-
culdade de manter amizades.
Os sintomas normalmente iniciam antes dos oito anos de idade. Muitas
vezes são confundidos por mau comportamento, entretanto, a permanência,
intensidade e frequência do comportamento hostil devem ser observadas.
Cabe comparar esse comportamento com o de demais crianças da mesma
idade e nível de desenvolvimento para avaliar uma intervenção. A
Psicoterapia Infantil tem sido utilizada para auxiliar no comportamento
da criança diagnosticada com TOD.
Em função dos problemas de comportamento causados pelos sintomas,
muitas crianças e/ou adolescente com TOD tendem a ter prejuízos no
desenvolvimento social e de aprendizagem. Cabe mencionar que o trans-
torno não ocasiona problemas relacionados à inteligência, a criança com
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