Page 102 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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•  Acompanhe o processo de evolução da criança e converse com os
                      pais sobre os momentos em que os tiques parecem mais recorrentes;
                    •  Trabalhe atividades que competem maior atenção no início da
                      aula. Em muitos casos os tiques podem causar desatenção na criação.


                                                         Ampliando sua pesquisa:
                       Associação Brasileira de Síndrome de Tourette, Tiques e Transtorno
                                         Obsessivo-Compulsivo - http://www.astoc.org.br


                    Transtorno do Opositor Desafiante – TOD

                    O Transtorno Opositor Desafiante – TOD – também pode ser definido
                    por um padrão global de comportamentos negativos, hostis, desafiadores
                    e desobedientes observados nas relações sociais da criança com relação
                    a pessoas que remetem algum tipo de autoridade. As causas podem se
                    originar de múltiplos fatores, tais como: atraso ou limitação no desenvol-
                    vimento; desequilíbrio de neurotransmissores e excesso, contradição ou
                    falta de cumprimento de regras.
                    Algumas características podem ser comumente encontradas em crianças
                    com diagnóstico de TOD, como: facilidade na perda de paciência, discutir
                    com adultos, desafiar e se recusar a obedecer às solicitações ou regras
                    impostas, não assumir erros e culpar as pessoas pelo seu mau comporta-
                    mento, incomodar as pessoas sem motivo aparente, irritabilidade e difi-
                    culdade de manter amizades.
                     Os sintomas normalmente iniciam antes dos oito anos de idade. Muitas
                    vezes são confundidos por mau comportamento, entretanto, a permanência,
                    intensidade e frequência do comportamento hostil devem ser observadas.
                    Cabe comparar esse comportamento com o de demais crianças da mesma
                    idade e nível de desenvolvimento para avaliar uma intervenção. A
                    Psicoterapia Infantil tem sido utilizada para auxiliar no comportamento
                    da criança diagnosticada com TOD.
                    Em função dos problemas de comportamento causados pelos sintomas,
                    muitas crianças e/ou adolescente com TOD tendem a ter prejuízos no
                    desenvolvimento social e de aprendizagem. Cabe mencionar que o trans-
                    torno não ocasiona problemas relacionados à inteligência, a criança com



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