Page 106 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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participação genética na sua etiologia” (RELVAS, 2010, p. 88). De acordo
                    com a etiologia multifatorial, o TDAH pode ser de origem exógena
                    (pré-natal, perinatal e pós-natal, intoxicação, infecções congênitas, dia-
                    betes, hipertensão, etc) ou endógenas (genéticos).
                    Definida como uma síndrome neurocomportamental com padrões
                    persistentes de impulsividade, hiperatividade e desatenção, resulta em
                    distúrbios motores, perceptivos, comportamentais e no comprometimento
                    do processo de aprendizagem em indivíduos com potencial intelectual
                    adequado. Pode ser classificado em três subtipos, predominantemente
                    hiperativo e/ou impulsivo, predominantemente desatento ou combinado
                    (abrange os dois subtipos).

                    Para melhor compreensão, cabe ressaltar as características mais comuns
                    para estes subtipos que auxiliam no diagnostico do TDAH, a saber:

                    Hiperatividade
                    •  Movimentos constantes e repetitivos dos membros;
                    •  Levanta várias vezes durante a aula;
                    •  Costuma correr em situações/momentos inadequados;
                    •  Dificuldades em participar de atividades em grupo;
                    •  Costuma estar em constante movimento;
                    •  Fala em excesso.
                    Impulsividade
                    •  Dificuldade em esperar a sua vez;
                    •  Interrupções continuas durante a explicação;

                    •  Intromissões em conversas alheias.
                    Desatenção
                    •  Falta de atenção em atividades escolares com erros frequentes em
                      tarefas simples;
                    •  Não atende instruções e solicitações dos professores;
                    •  Dificuldade em manter o foco em atividades em grupo;
                    •  Falta de atenção em falas diretas;
                    •  Dificuldade em finalizar tarefas;
                    •  Dificuldade em seguir instruções;
                    •  Dificuldade de organização;
                    •  Distração fácil aos estímulos externos.



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