Page 109 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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•  Crie o hábito de revisar as atividades realizadas em sala;
          •  Em atividades matemáticas, crie o hábito de destacar os sinais e símbolos
             aritméticos;
          •  Aceite que o estudante se distraia com maior facilidade, pois atividades
             escolares tornam-se longas cansativas para esse grupo de estudantes.
             Ajude-o a retomar a concentração;
          •  Elogie as boas e adequadas atitudes, pois em geral já apresentam baixa
             autoestima em consequência das inúmeras criticas;
          •  Atribua ao estudante responsabilidades que ele possa cumprir. Fazendo
             -o se sentir necessário e valorizado;
          •  Estabeleça consequências razoáveis e realistas para os problemas
             comportamentais;
          •  Redirecione o estudante para um ambiente mais tranquilo quando
             começar a ficar nervoso, irritado, agitado ou frustrado;
          •  Combine sinais discretos com o estudante, para lembrá-lo de acordos
             de boa convivência e bom senso;
          •  Mantenha contato com a família e profissionais que acompanham o
             estudante, a fim de alinhar os processos em detrimento ao desenvol-
             vimento estudantil em suas múltiplas esferas.

                                                Ampliando sua pesquisa
                   Associação Brasileira de Déficit de Atenção - http://www.tdah.org.br
                                  TDAH e você - http://www.tdahevoce.com.br
                                 IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção
                                      http://www.dda-deficitdeatencao.com.br

          Transtorno do Espectro Autista

          A expressão “autismo” foi utilizada pela primeira vez em 1911, por
          Eugen Bleuler, para designar a perda de contato com a realidade.  Segundo
          o DSM-5 (APA, 2014) e Gadia (2006) as características essenciais do
          Transtorno do Espectro Autista são prejuízos persistentes na comunicação
          social recíproca e na interação social, além de padrões restritos e repetitivos
          de comportamento, interesses ou atividades, que aparecem desde a
          primeira infância e limitam ou prejudicam o funcionamento da pessoa na
          vida diária. As manifestações do transtorno são variadas, de acordo com
          as condições pessoais e ambientais, do nível de desenvolvimento, idade
          cronológica e nível de gravidade apresentado. Estão incluídos na categoria
          de Transtorno do Espectro Autista os conhecidos quadros denominados:




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