Page 109 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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• Crie o hábito de revisar as atividades realizadas em sala;
• Em atividades matemáticas, crie o hábito de destacar os sinais e símbolos
aritméticos;
• Aceite que o estudante se distraia com maior facilidade, pois atividades
escolares tornam-se longas cansativas para esse grupo de estudantes.
Ajude-o a retomar a concentração;
• Elogie as boas e adequadas atitudes, pois em geral já apresentam baixa
autoestima em consequência das inúmeras criticas;
• Atribua ao estudante responsabilidades que ele possa cumprir. Fazendo
-o se sentir necessário e valorizado;
• Estabeleça consequências razoáveis e realistas para os problemas
comportamentais;
• Redirecione o estudante para um ambiente mais tranquilo quando
começar a ficar nervoso, irritado, agitado ou frustrado;
• Combine sinais discretos com o estudante, para lembrá-lo de acordos
de boa convivência e bom senso;
• Mantenha contato com a família e profissionais que acompanham o
estudante, a fim de alinhar os processos em detrimento ao desenvol-
vimento estudantil em suas múltiplas esferas.
Ampliando sua pesquisa
Associação Brasileira de Déficit de Atenção - http://www.tdah.org.br
TDAH e você - http://www.tdahevoce.com.br
IPDA – Instituto Paulista de Déficit de Atenção
http://www.dda-deficitdeatencao.com.br
Transtorno do Espectro Autista
A expressão “autismo” foi utilizada pela primeira vez em 1911, por
Eugen Bleuler, para designar a perda de contato com a realidade. Segundo
o DSM-5 (APA, 2014) e Gadia (2006) as características essenciais do
Transtorno do Espectro Autista são prejuízos persistentes na comunicação
social recíproca e na interação social, além de padrões restritos e repetitivos
de comportamento, interesses ou atividades, que aparecem desde a
primeira infância e limitam ou prejudicam o funcionamento da pessoa na
vida diária. As manifestações do transtorno são variadas, de acordo com
as condições pessoais e ambientais, do nível de desenvolvimento, idade
cronológica e nível de gravidade apresentado. Estão incluídos na categoria
de Transtorno do Espectro Autista os conhecidos quadros denominados:
108 Diretrizes Curriculares Maristas