Page 108 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 108
• Sugira que o estudante esboce por meio de vias alternativas as informações
trabalhadas durante a aula;
• Na leitura em sala (coletiva ou individual), ressalte as ideias fundamentais
do texto;
• Discuta com a turma questões relevantes antes e após a leitura dos textos;
• Em aula que requer material diferenciado trazido pelo estudante,
relembre a turma constantemente, podendo fazer uso de recursos visuais
para isso, como calendário expositivo, cartaz, etc; Caso o estudante com
TDAH esqueça, disponha o material necessário, devendo tomar cuidado
para não acostumá-lo e deixá-lo dependente;
• Incentive a utilização de agenda;
• Durante as atividades, dar um comando por vez;
• Inicie as aulas sempre com tarefas simples e gradualmente mude para
mais complexas;
• Inicie as aulas com as atividades que requerem mais atenção, deixando
as mais flexíveis para o final;
• Oriente o estudante a administrar o tempo de cada atividade, pois
comumente se distraem e não conseguem concluir as atividades
propostas;
• Em avaliações, se possível, proporcione um ambiente mais calmo e
tranquilo;
• Quando necessário, disponibilize mais tempo para realização da
atividade avaliativa;
• Na conclusão do instrumento avaliativo, solicite que o estudante
cheque suas respostas;
• Desenvolva técnicas de memorização de fórmulas e conceitos,
ensinando-o a fazer anotações que sintetizem o conteúdo minis-
trado em aula;
• Mantenha-o nas primeiras cadeiras, próximo ao professor e distante de
portas e janelas, diminuindo os estímulos externos.
• Evite, sempre que possível, cópia de textos longos. Se necessário, forneça
uma fotocópia.
• Permita o uso de gravadores, para que ele possa retomar a aula quando
necessário, tendo em vista que a falta de atenção dificulta a compreensão;
• Proponha atividades que favoreçam a expansão e apropriação de
vocabulário;
Volume1 107