Page 108 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 108

•  Sugira que o estudante esboce por meio de vias alternativas as informações
                      trabalhadas durante a aula;
                    •  Na leitura em sala (coletiva ou individual), ressalte as ideias fundamentais
                      do texto;
                    •  Discuta com a turma questões relevantes antes e após a leitura dos textos;
                    •  Em aula que requer material diferenciado trazido pelo estudante,
                      relembre a turma constantemente, podendo fazer uso de recursos visuais
                      para isso, como calendário expositivo, cartaz, etc; Caso o estudante com
                      TDAH esqueça, disponha o material necessário, devendo tomar cuidado
                      para não acostumá-lo e deixá-lo dependente;
                    •  Incentive a utilização de agenda;
                    •  Durante as atividades, dar um comando por vez;
                    •  Inicie as aulas sempre com tarefas simples e gradualmente mude para
                      mais complexas;
                    •  Inicie as aulas com as atividades que requerem mais atenção, deixando
                      as mais flexíveis para o final;
                    •  Oriente o estudante a administrar o tempo de cada atividade, pois
                      comumente se distraem e não conseguem concluir as atividades
                      propostas;
                    •  Em avaliações, se possível, proporcione um ambiente mais calmo e
                      tranquilo;
                    •  Quando necessário, disponibilize mais tempo para realização da
                      atividade avaliativa;
                    •  Na conclusão do instrumento avaliativo, solicite que o estudante
                      cheque suas respostas;
                    •  Desenvolva técnicas de memorização de fórmulas e conceitos,
                      ensinando-o a fazer anotações que sintetizem o conteúdo minis-
                      trado em aula;
                    •  Mantenha-o nas primeiras cadeiras, próximo ao professor e distante de
                      portas e janelas, diminuindo os estímulos externos.
                    •  Evite, sempre que possível, cópia de textos longos. Se necessário, forneça
                      uma fotocópia.
                    •  Permita o uso de gravadores, para que ele possa retomar a aula quando
                      necessário, tendo em vista que a falta de atenção dificulta a compreensão;
                    •  Proponha atividades que favoreçam a expansão e apropriação de
                      vocabulário;




                                                               Volume1 107
   103   104   105   106   107   108   109   110   111   112   113