Page 110 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Autismo Infantil Precoce, Autismo Infantil, Autismo de Kanner, Autismo
de Alto Funcionamento, Transtorno Global do Desenvolvimento sem
outra especificação, Transtorno Desintegrativo da Infância e Transtorno
de Asperger.
Uma característica precoce do Transtorno é o prejuízo na atenção compar-
tilhada (ausência do gesto de apontar, mostrar ou trazer objetos para
compartilhar, dificuldade para seguir o gesto ou o olhar de outrem).
Todas as características mencionadas devem representar um prejuízo no
funcionamento individual nas dimensões social, profissional e outras áreas
importantes da vida. A gravidade é avaliada pela necessidade de apoio
necessário à pessoa na comunicação social e nos comportamentos restritivos
e repetidos, categorizando-se em três níveis: (a) exigindo apoio; (b) exigindo
apoio substancial e; (c) exigindo apoio muito substancial.
De acordo com Relvas (2010), a maioria dos casos de Autismo, não tem
causa específica e não há um exame que demonstre lesões específicas no
sistema nervoso central que justifiquem o comprometimento no compor-
tamento e na cognição. Muitas pesquisas apontam para uma somática de
fatores que podem estar relacionados a questões genéticas e neurológicas.
Os sintomas não se manifestam da mesma forma, nas diferentes etapas do
desenvolvimento e entre um autista e outro, sendo necessário um olhar
detalhado para cada caso.
No entanto, criança com autismo pode apresentar alguns padrões de
comportamento, tais como:
• Não participa de atividades em grupo, em geral se isola;
• Apresenta comportamentos inadequados;
• Não fixa o olhar em pessoas e objetos;
• Não estabelece vínculos afetivos e interpessoais;
• Apresenta dificuldades na comunicação verbal e não verbal (pode ou
não desenvolver a linguagem oral, apresenta fala imatura marcada por
jargões e ecolalia).
• Apresenta dificuldade de interpretar linguagem corporal, expressão
facial, ironia, sarcasmo, piadas;
• Apresenta padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados;
• Apresenta resistência a mudanças, apego a rotina, objetos específicos e
fascínio por peças de movimentos, em especial rotativo;
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