Page 110 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Autismo Infantil Precoce, Autismo Infantil, Autismo de Kanner, Autismo
                    de  Alto  Funcionamento, Transtorno  Global  do  Desenvolvimento  sem
                    outra especificação, Transtorno Desintegrativo da Infância e Transtorno
                    de Asperger.
                    Uma característica precoce do Transtorno é o prejuízo na atenção compar-
                    tilhada (ausência do gesto de apontar, mostrar ou trazer objetos para
                    compartilhar, dificuldade para seguir o gesto ou o olhar de outrem).
                    Todas as características mencionadas devem representar um prejuízo no
                    funcionamento individual nas dimensões social, profissional e outras áreas
                    importantes da vida. A gravidade é avaliada pela necessidade de apoio
                    necessário à pessoa na comunicação social e nos comportamentos restritivos
                    e repetidos, categorizando-se em três níveis: (a) exigindo apoio; (b) exigindo
                    apoio substancial e; (c) exigindo apoio muito substancial.
                     De acordo com Relvas (2010), a maioria dos casos de Autismo, não tem
                    causa específica e não há um exame que demonstre lesões específicas no
                    sistema nervoso central que justifiquem o comprometimento no compor-
                    tamento e na cognição.  Muitas pesquisas apontam para uma somática de
                    fatores que podem estar relacionados a questões genéticas e neurológicas.
                    Os sintomas não se manifestam da mesma forma, nas diferentes etapas do
                    desenvolvimento e entre um autista e outro, sendo necessário um olhar
                    detalhado para cada caso.
                    No entanto, criança com autismo pode apresentar alguns padrões de
                    comportamento, tais como:
                    •  Não participa de atividades em grupo, em geral se isola;
                    •  Apresenta comportamentos inadequados;
                    •  Não fixa o olhar em pessoas e objetos;

                    •  Não estabelece vínculos afetivos e interpessoais;
                    •  Apresenta dificuldades na comunicação verbal e não verbal (pode ou
                      não desenvolver a linguagem oral, apresenta fala imatura marcada por
                      jargões e ecolalia).

                    •  Apresenta dificuldade de interpretar linguagem corporal, expressão
                      facial, ironia, sarcasmo, piadas;
                    •  Apresenta padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados;
                    •  Apresenta resistência a mudanças, apego a rotina, objetos específicos e
                      fascínio por peças de movimentos, em especial rotativo;




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