Page 113 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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O transtorno de Ansiedade pode ser caracterizado por
• Transtorno de Ansiedade Generalizada: Esse transtorno é o mais
comum no ambiente escolar. As crianças se preocupam excessivamente
com a escola, a saúde ou segurança dos membros da família, ou o futuro
em geral. Essa preocupação pode acarretar em excesso de faltas na escola
ou evitar que a criança queira participar de atividades sociais, além de
sintomas físicos, como dores de cabeça, dores de estômago, tensão mus-
cular ou cansaço.
• Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC): A ansiedade toma a forma
de obsessões (pensamentos excessivamente preocupantes) e compulsões
(ações repetitivas para tentar aliviar a ansiedade).
• Fobias: Medos intensos de coisas ou situações específicas, tais como:
altura, cães, ou voando em um avião. As fobias geralmente levam as
pessoas a evitar as coisas que eles temem.
• Fobia Social (ansiedade social): É desencadeada por situações sociais,
como falar na frente dos outros. Normalmente, os sintomas aparecem
desde a infância e são desencadeados em situações nas quais a pessoa é
observada.
• Ataques de Pânico: Pode ocorrer sem nenhuma razão aparente. Durante
um ataque de pânico, uma criança geralmente tem súbitos e intensos
sintomas físicos que podem incluir coração acelerado, falta de ar, tontu-
ra, dormência, formigamento ou sentimentos.
• Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT): Causado por
uma experiência traumática no passado. Os sintomas incluem
flashbacks, pesadelos, medo e fuga do evento traumático que
causou a ansiedade.
Não há uma definição consistente para a causa do transtorno de ansiedade
em crianças, podendo ser multifatoriais, ligados a questões hereditárias e/
ou ambientais. A identificação precoce do transtorno em crianças, bem
como o tratamento adequado, pode evitar repercussões negativas na vida
da criança como absenteísmo e evasão escolar, assim como, ocorrência de
problemas psiquiátricos na vida adulta.
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