Page 113 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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O transtorno de Ansiedade pode ser caracterizado por
          •  Transtorno de Ansiedade Generalizada: Esse transtorno é o mais
             comum no ambiente escolar. As crianças se preocupam excessivamente
             com a escola, a saúde ou segurança dos membros da família, ou o futuro
             em geral.  Essa preocupação pode acarretar em excesso de faltas na escola
             ou evitar que a criança queira participar de atividades sociais, além de
             sintomas físicos, como dores de cabeça, dores de estômago, tensão mus-
             cular ou cansaço.
          •  Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC): A ansiedade toma a forma
             de obsessões (pensamentos excessivamente preocupantes) e compulsões
             (ações repetitivas para tentar aliviar a ansiedade).
          •  Fobias: Medos intensos de coisas ou situações específicas, tais como:
             altura, cães, ou voando em um avião. As fobias geralmente levam as
             pessoas a evitar as coisas que eles temem.

          •  Fobia Social (ansiedade social): É desencadeada por situações sociais,
             como falar na frente dos outros. Normalmente, os sintomas aparecem
             desde a infância e são desencadeados em situações nas quais a pessoa é
             observada.

          •  Ataques de Pânico: Pode ocorrer sem nenhuma razão aparente. Durante
             um ataque de pânico, uma criança geralmente tem súbitos e intensos
             sintomas físicos que podem incluir coração acelerado, falta de ar, tontu-
             ra, dormência, formigamento ou sentimentos.
          •  Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT): Causado por
             uma experiência traumática no passado.  Os sintomas incluem
             flashbacks, pesadelos, medo e fuga do evento traumático que
             causou a ansiedade.

          Não há uma definição consistente para a causa do transtorno de ansiedade
          em crianças, podendo ser multifatoriais, ligados a questões hereditárias e/
          ou ambientais. A identificação precoce do transtorno em crianças, bem
          como o tratamento adequado, pode evitar repercussões negativas na vida
          da criança como absenteísmo e evasão escolar, assim como, ocorrência de
          problemas psiquiátricos na vida adulta.




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