Page 114 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Os sintomas de ansiedade em crianças geralmente são confusos e variados
podendo facilmente ser confundidos com manha ou birra. Como o trans-
torno pode acarretar dificuldades de concentração, muitas vezes pode ser
confundido, também, com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hipera-
tividade (TDAH). O Transtorno de Ansiedade ocasiona dificuldades no
relacionamento com o grupo e retraimento social, muitas vezes confun-
dido com timidez excessiva. Oscilações na atenção, memória e motivação
possivelmente afetarão o desempenho escolar.
A ansiedade pode, em muitos casos, direcionar o pensamento das crian-
ças/adolescentes para outras questões que não leitura de um texto ou a
uma atividade escolar que precisa ser realizada, inclui-se ainda o medo de
errar que acaba por comprometer o processo de aprendizagem.
A ansiedade pode interferir principalmente nos momentos de realização
de provas em que a pressão se torna maior e a criança acaba por não con-
seguir recuperar ou recordar o conteúdo que foi estudado. Apesar de se
esforçarem, a necessidade de acertar acarreta em maior pressão que acaba
por acentuar os sintomas do transtorno. As relações com outras crianças,
também, pode ser comprometida em função da baixa autoestima, da apa-
rente timidez e do receio quanto à aceitação pelos outros.
Possibilidades:
• Demonstre para a criança/adolescente a importância dela perante
o grupo da sala de aula de modo que ela participe das atividades e
eventos da escola;
• Esclareça com a turma as especificidades da criança, mas tenha cuidado
para não expô-la ou estigmatizá-la perante os colegas;
• Reafirme sua capacidade de realizar as atividades e mostre que a criança/
adolescente deve cumprir com suas atividades, assim como os demais;
• Procure estabelecer uma relação de confiança e segurança na sala de aula;
• Em atividades orais estimule a participação das crianças.
Ampliando sua pesquisa
Associação dos Portadores de Transtorno de Ansiedade
http://www.aporta.org.br/
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