Page 119 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 119
• Evite responder às provocações do estudante. Procure estratégias que
possam neutralizá-las;
• Utilize recursos de autoavaliação para toda a turma;
• Seja firme e consistente nas ações e intervenções que forem necessárias
para controlar o comportamento agressivo da criança;
• Envolva-o em atividades cooperativas.
Ampliando sua pesquisa:
Filme: Precisamos falar sobre Kevin (We Need to Talk About Kevin). Direção:
Lynne Ramsay Roteiro: Lynne Ramsay, Rory Kinnear. Duração: 112 min. EUA,
Reino Unido: 2011.
Filme: O anjo malvado (The Goos Son). Direção: Joseph Ruben.
Duração: 87 min. 1993.
Transtorno Depressivo do Humor
De acordo com o manual de Classificação Internacional de Doenças
CID-10 (OMS, 2014), o Transtorno Depressivo de Humor, refere-se a
transtornos nos quais a perturbação fundamental
é uma alteração do humor ou do afeto, no sentido
de uma depressão (com ou sem ansiedade asso-
ciada) ou de uma elação. A alteração do humor
em geral se acompanha de uma modificação do
nível global de atividade, e a maioria dos outros
sintomas são quer secundários a estas altera-
ções do humor e da atividade, quer facilmente
compreensíveis no contexto destas alterações. A
maioria destes transtornos tende a ser recorrentes
e a ocorrência dos episódios individuais pode fre-
quentemente estar relacionada com situações ou
fatos estressantes. (CID10. F30-39 Transtorno de
Humor [afetivo]).
Acrescenta-se que o mais comum dos transtornos de humor é a depressão,
que pode ser causada por uma somática de fatores: sociais, psicológicos,
ou mesmo neurológico e, também, por questões de saúde física.
Desse modo, a depressão é um estado psicológico em que a pessoa se sente
fracassada, inadequada ao ambiente, desesperançosa, pessimista, não sente
prazer nas coisas e carrega um sentimento de culpa que muitas vezes não
tem motivo definido. Sendo assim, um modo frequente e prolongado de
118 Diretrizes Curriculares Maristas