Page 120 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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desconforto psicológico e físico. São considerados casos clínicos quando
os sintomas atingem a pessoa de modo a afetar seus sentimentos, pensa-
mentos e alterar comportamentos e relações sociais.
Quando o transtorno depressivo de humor se manifesta em crianças,
estas podem apresentar sintomas como apatia, choro e tristeza sem motivo
aparente, lentidão ao se movimentar, tom de voz monótono, fala aparen-
temente triste e/ou sofrida, dores de cabeça e dor de barriga frequente.
Também pode ficar irritadiça e instável. A criança ou adolescente passa a
aparentar desinteresse em atividades que antes eram prazerosas, falta de
energia e cansaço frequente, queda no desempenho acadêmico, dificuldade
de memória e raciocínio, entre outros sintomas.
Para ser considerada depressão é preciso que os sintomas estejam
presentes todos os dias e perdurem de quatro a doze meses, podendo
trazer graves interferências na vida da pessoa.
No que corresponde ao contexto escolar, compreende-se que em função
dos sintomas do transtorno depressivo do humor afetar áreas correspon-
dentes à concentração e atenção, na maioria dos casos, a criança ou o
adolescente apresenta dificuldades no desempenho escolar. As questões
sociais também são comprometidas no ponto em que estas ficam mais
deprimidas e tendem a se isolar, ocasionado em dificuldades nos relacio-
namentos interpessoais.
Possibilidades:
• Construa uma relação de confiança com a criança. Respeite e cumpra os
acordos estabelecidos, de modo que ela perceba seu cuidado;
• Demonstre para a criança/adolescente a importância dela perante o
grupo da sala de aula de modo que ela participe das atividades e eventos
da escola;
• Esclareça com a turma as especificidades da criança, mas tenha cuidado
para não expô-la ou estigmatizá-la perante aos colegas;
• Reafirme sua capacidade de realizar as atividades e mostre que a criança/
adolescente deve cumprir com suas atividades, assim como os demais;
• Demostre que está disposto a ouvi-lo e que compreende o momento
difícil pelo qual ele está passando e encoraje-o a continuar cumprindo
com as atividades escolares;
• Motive a participação do estudante nas atividades propostas;
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