Page 124 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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descartar outros distúrbios tais como dislexia ou déficit de atenção. O trata-
                    mento consiste em um programa de reabilitação fonoaudiológica por meio
                    de treinos e exercícios que auxiliam a desenvolver o processamento auditivo.
                    A falha na percepção auditiva pode, em muitos casos, estar associada às
                    dificuldades de aprendizagem, principalmente no que corresponde a
                    leitura, escrita, problemas de articulação e de atenção. A DPAC influencia
                    a aprendizagem, pois interfere no desenvolvimento cognitivo, não permi-
                    tindo que o indivíduo faça relações coerentes entre o conhecimento que
                    possui e as novas informações.

                    Outras características comuns a crianças e adolescentes com DPAC,
                    destacas por Canto e Silveira (2003), são: dificuldades de reconhecer palavras
                    e frases na presença de ruídos; dificuldade em acompanhar uma conver-
                    sa com mais de uma pessoa falando ao mesmo tempo; dificuldade de
                    compreender palavras com duplo sentido; memoria auditiva prejudicada;
                    problemas na produção de fala envolvendo sons; problemas de linguagem
                    expressiva envolvendo estrutura gramatical; irritabilidade; dificuldade de
                    concentração; falta de atenção e, em alguns casos, dificuldade de relacio-
                    namento com crianças da mesma idade.

                    Possibilidades:
                    •  Quando for iniciar a fala, garanta que a criança esteja olhando para
                      você. Se for preciso, olhe ou toque nela;
                    •  Fale um pouco mais alto, mas não grite;
                    •  Fale pausadamente, articulando melhor as palavras;
                    •  Utilize frases curtas;
                    •  Não hostilize ou rotule a criança quando esta não entender o foi dito,
                      repita a atividade ou a ordem dada várias vezes, garanta que a criança
                      compreendeu o que lhe foi proposto;
                    •  Procure diminuir os barulhos da sala de aula enquanto você ou a criança
                      estiverem falando no intuito de manter a atenção no que está sendo dito;
                    •  Crie estratégias com atividades que estimulem a comunicação, tais
                      como contar histórias, recitar poesias ou atividades que envolvam música;
                    •  Quando perceber que a criança está desatenta, redirecione sua concen-
                      tração à atividade;




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