Page 124 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 124
descartar outros distúrbios tais como dislexia ou déficit de atenção. O trata-
mento consiste em um programa de reabilitação fonoaudiológica por meio
de treinos e exercícios que auxiliam a desenvolver o processamento auditivo.
A falha na percepção auditiva pode, em muitos casos, estar associada às
dificuldades de aprendizagem, principalmente no que corresponde a
leitura, escrita, problemas de articulação e de atenção. A DPAC influencia
a aprendizagem, pois interfere no desenvolvimento cognitivo, não permi-
tindo que o indivíduo faça relações coerentes entre o conhecimento que
possui e as novas informações.
Outras características comuns a crianças e adolescentes com DPAC,
destacas por Canto e Silveira (2003), são: dificuldades de reconhecer palavras
e frases na presença de ruídos; dificuldade em acompanhar uma conver-
sa com mais de uma pessoa falando ao mesmo tempo; dificuldade de
compreender palavras com duplo sentido; memoria auditiva prejudicada;
problemas na produção de fala envolvendo sons; problemas de linguagem
expressiva envolvendo estrutura gramatical; irritabilidade; dificuldade de
concentração; falta de atenção e, em alguns casos, dificuldade de relacio-
namento com crianças da mesma idade.
Possibilidades:
• Quando for iniciar a fala, garanta que a criança esteja olhando para
você. Se for preciso, olhe ou toque nela;
• Fale um pouco mais alto, mas não grite;
• Fale pausadamente, articulando melhor as palavras;
• Utilize frases curtas;
• Não hostilize ou rotule a criança quando esta não entender o foi dito,
repita a atividade ou a ordem dada várias vezes, garanta que a criança
compreendeu o que lhe foi proposto;
• Procure diminuir os barulhos da sala de aula enquanto você ou a criança
estiverem falando no intuito de manter a atenção no que está sendo dito;
• Crie estratégias com atividades que estimulem a comunicação, tais
como contar histórias, recitar poesias ou atividades que envolvam música;
• Quando perceber que a criança está desatenta, redirecione sua concen-
tração à atividade;
Volume1 123