Page 123 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Reconhecendo que a eficácia da aprendizagem está relacionada a áreas de
          memória, concentração e pensamento, percebe-se que as alterações cog-
          nitivas conferidas pelas características do transtorno tendem a ocasionar
          as dificuldades de aprendizagem. Desse modo, se faz necessário que o
          acompanhamento psiquiátrico seja feito em consonância com a escola,
          em uma organização multidisciplinar.
                                                Ampliando sua pesquisa
                                    Associação Brasileira de Transtorno Bipolar
                                       http://www.abtb.org.br/transtorno.php
                            Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolar
                                                    http://www.adeb.pt
                             Filme: As faces de Helen. Direção: Sandra Nettelbeck.
                                    Duração: 120 min. EUA, Alemanha. 2009.

          Desordem do Processamento Auditivo
          O Processamento Auditivo Central corresponde à capacidade de analisar
          ou interprestar informações por meio da audição. O bom funcionamento
          das áreas auditivas do córtex cerebral e dos caminhos que conduzem o
          som é fundamental para o desenvolvimento desta capacidade. Dessa
          forma, a Desordem no Processamento Auditivo – DPAC compete a um
          distúrbio na audição que ocasiona no impedimento da habilidade de anali-
          sar e/ou interpretar padrões sonoros.
          A criança ou adolescente pode ter audição normal e ter dificuldade para
          processar e compreender o que é falado, visto que o processamento audi-
          tivo refere-se aos processos envolvidos na detecção, análise e compreensão
          do som. Cabe ressaltar que a desordem no processamento auditivo é dife-
          rente da surdez, correspondendo à dificuldade em lidar com as informações
          que chegam pela audição.

          As causas do distúrbio são variadas, podendo ocorrer mais de uma ao
          mesmo tempo. Pesquisas sugerem que as causas mais comuns referem-se a
          problemas durante a gestação e o nascimento; otites frequentes durante os
          primeiros anos de vida; falta de estimulação auditiva durante a primeira
          infância e hereditariedade.
          Para diagnóstico é necessário uma avaliação completa por profissionais
          como otorrinolaringologista, neurologista e fonoaudiólogo que poderão



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