Page 123 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 123
Reconhecendo que a eficácia da aprendizagem está relacionada a áreas de
memória, concentração e pensamento, percebe-se que as alterações cog-
nitivas conferidas pelas características do transtorno tendem a ocasionar
as dificuldades de aprendizagem. Desse modo, se faz necessário que o
acompanhamento psiquiátrico seja feito em consonância com a escola,
em uma organização multidisciplinar.
Ampliando sua pesquisa
Associação Brasileira de Transtorno Bipolar
http://www.abtb.org.br/transtorno.php
Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolar
http://www.adeb.pt
Filme: As faces de Helen. Direção: Sandra Nettelbeck.
Duração: 120 min. EUA, Alemanha. 2009.
Desordem do Processamento Auditivo
O Processamento Auditivo Central corresponde à capacidade de analisar
ou interprestar informações por meio da audição. O bom funcionamento
das áreas auditivas do córtex cerebral e dos caminhos que conduzem o
som é fundamental para o desenvolvimento desta capacidade. Dessa
forma, a Desordem no Processamento Auditivo – DPAC compete a um
distúrbio na audição que ocasiona no impedimento da habilidade de anali-
sar e/ou interpretar padrões sonoros.
A criança ou adolescente pode ter audição normal e ter dificuldade para
processar e compreender o que é falado, visto que o processamento audi-
tivo refere-se aos processos envolvidos na detecção, análise e compreensão
do som. Cabe ressaltar que a desordem no processamento auditivo é dife-
rente da surdez, correspondendo à dificuldade em lidar com as informações
que chegam pela audição.
As causas do distúrbio são variadas, podendo ocorrer mais de uma ao
mesmo tempo. Pesquisas sugerem que as causas mais comuns referem-se a
problemas durante a gestação e o nascimento; otites frequentes durante os
primeiros anos de vida; falta de estimulação auditiva durante a primeira
infância e hereditariedade.
Para diagnóstico é necessário uma avaliação completa por profissionais
como otorrinolaringologista, neurologista e fonoaudiólogo que poderão
122 Diretrizes Curriculares Maristas