Page 128 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 128
Possibilidades:
• Compete à escola assegurar o acesso a todos os espaços, garantir acessi-
bilidade arquitetônica, e mobiliário adequado.
• Utilize engrossadores de lápis e canetas;
• Forneça ao estudante atividades em folhas avulsas, fixá-las em pranchetas
pode dar mais firmeza e segurança;
• Em caso de dificuldade na fala ou audição, disponibilize recursos de
comunicação alternativa (cartões de comunicação, pranchas com sím-
bolos e figuras, vocalizadores, etc.);
• Elabore atividades que proporcionem a exploração do meio, manipulação
de objetos e domínio corporal de forma prazerosa;
• Revise os procedimentos de avaliação de acordo com as condições e
necessidades do estudante;
• Adeque a metodologia de ensino e recursos pedagógicos de acordo com
as especificidades do estudante;
• Disponha de maior tempo para realização de atividades e instrumentos
avaliativos, pois, o ritmo desses alunos é aquém do restante da turma;
• Não apresse o estudante e tenha paciência;
• Mantenha contato visual demonstrando interesse pelo que ele está
tentando comunicar, deixando-o mais seguro e calmo;
Ampliando sua pesquisa:
Associação Brasileira de Paralisia Cerebral
http://www.paralisiacerebral.org.br
Filme: Meu pé esquerdo – Título original:
My left foot. Direção: Jim Sheridan. Produção: Noel Pearson.
Gênero: Drama. Tempo de Duração: 103 minutos. 1989.
Deficiência Intelectual
Deficiência intelectual é um transtorno do desenvolvimento com início
antes dos 18 anos de idade, manifestando-se por limitações significativas
nas habilidades intelectuais e no comportamento adaptativo (domínios
conceitual, social e prático). Observam-se déficits na independência
pessoal e responsabilidade social (APA, 2014). A Associação Americana
de Deficiência Intelectual e Desenvolvimental-AAIDD (2010) estabelece
Volume1 127