Page 128 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 128

Possibilidades:
                    •  Compete à escola assegurar o acesso a todos os espaços, garantir acessi-
                      bilidade arquitetônica, e mobiliário adequado.
                    •  Utilize engrossadores de lápis e canetas;
                    •  Forneça ao estudante atividades em folhas avulsas, fixá-las em pranchetas
                      pode dar mais firmeza e segurança;
                    •  Em caso de dificuldade na fala ou audição, disponibilize recursos de
                      comunicação alternativa (cartões de comunicação, pranchas com sím-
                      bolos e figuras, vocalizadores, etc.);
                    •  Elabore atividades que proporcionem a exploração do meio, manipulação
                      de objetos e domínio corporal de forma prazerosa;
                    •  Revise os procedimentos de avaliação de acordo com as condições e
                      necessidades do estudante;
                    •  Adeque a metodologia de ensino e recursos pedagógicos de acordo com
                      as especificidades do estudante;
                    •  Disponha de maior tempo para realização de atividades e instrumentos
                      avaliativos, pois, o ritmo desses alunos é aquém do restante da turma;
                    •  Não apresse o estudante e tenha paciência;
                    •  Mantenha contato visual demonstrando interesse pelo que ele está
                      tentando comunicar, deixando-o mais seguro e calmo;

                                                         Ampliando sua pesquisa:
                                               Associação Brasileira de Paralisia Cerebral
                                                   http://www.paralisiacerebral.org.br
                                              Filme: Meu pé esquerdo – Título original:
                                 My left foot. Direção: Jim Sheridan. Produção: Noel Pearson.
                                    Gênero: Drama. Tempo de Duração: 103 minutos. 1989.
                    Deficiência Intelectual
                    Deficiência intelectual é um transtorno do desenvolvimento com início
                    antes dos 18 anos de idade, manifestando-se por limitações significativas
                    nas habilidades intelectuais e no comportamento adaptativo (domínios
                    conceitual, social e prático). Observam-se  déficits  na independência
                    pessoal e responsabilidade social (APA, 2014). A Associação Americana
                    de Deficiência Intelectual e Desenvolvimental-AAIDD (2010) estabelece




                                                               Volume1 127
   123   124   125   126   127   128   129   130   131   132   133