Page 127 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 127

Deficiência física - Paralisia Cerebral
          Lesões cerebrais em qualquer idade podem causar sérios prejuízos para o
          indivíduo dependendo da localização e extensão. Quando acomete crianças
          em estágio precoce do desenvolvimento, esta fica exposta às adversidades
          que interferem no processo de maturação do SNC, comprometendo o
          processamento de informações.
          A Paralisia Cerebral refere-se a uma desordem no desenvolvimento do
          controle motor e da postura, causada por lesões ou anormalidades no
          cérebro que podem envolver distúrbios nas funções cerebrais e do sistema
          nervoso relacionados aos movimentos, à aprendizagem, à audição, à visão
          e ao raciocínio.  Pode ser classificada de acordo com suas características
          neurológicas em função da área lesionada e sua extensão, podendo ser
          espástica (hipertonia muscular), atetósica (comprometimento motor) e
          ataxia (alteração muscular e equilíbrio).
          Em geral a lesão provoca distúrbios motores e alterações posturais perma-
          nentes de origem não progressiva, podendo ou não estar associados com
          alterações cognitivas. Para maior compreensão, entende-se que a principal
          característica em caso de Paralisia Cerebral em crianças é espasticidade
          (desequilíbrio na contenção muscular que ocasiona tensão). Inclui-se a
          dificuldade para caminhar e problemas na coordenação motora, força e
          equilíbrio, podendo afetar a fala e a concepção da linguagem.
          Acrescenta-se que a Paralisia Cerebral (PC) ocorre a partir de lesão no
          encéfalo imaturo, manifestando-se em diferentes graus de comprometi-
          mento que podem estar associados a prejuízos na linguagem, percepção
          visual e auditiva, memória e não automatização de recursos neurológicos
          envolvidos no processo de aprendizagem, ocasionando a necessidade de
          maior tempo para o entendimento e armazenamento de novas informações.
          Apesar da dificuldade de aprendizagem, estruturas do sistema compensa-
          tório podem ser ativadas quando realizadas atividades prazerosas.
          Desse modo, cabe percebermos que “a criança com PC depende de
          exposição contínua à aprendizagem. Para que a linguagem ocorra, alguns
          fatores são importantes, tais como: a integridade dos sistemas nervoso,
          central e sensorial, dos processos perceptuais, fatores motivacionais e a
          estimulação ambiental.” (RELVAS, 2010. p. 94). Uma intervenção eficaz
          por meio de práticas pedagógicas associadas aos demais tratamentos
          médicos, pode contribuir consideravelmente com a melhora na capacidade
          funcional do indivíduo.



          126  Diretrizes Curriculares Maristas
   122   123   124   125   126   127   128   129   130   131   132