Page 127 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Deficiência física - Paralisia Cerebral
Lesões cerebrais em qualquer idade podem causar sérios prejuízos para o
indivíduo dependendo da localização e extensão. Quando acomete crianças
em estágio precoce do desenvolvimento, esta fica exposta às adversidades
que interferem no processo de maturação do SNC, comprometendo o
processamento de informações.
A Paralisia Cerebral refere-se a uma desordem no desenvolvimento do
controle motor e da postura, causada por lesões ou anormalidades no
cérebro que podem envolver distúrbios nas funções cerebrais e do sistema
nervoso relacionados aos movimentos, à aprendizagem, à audição, à visão
e ao raciocínio. Pode ser classificada de acordo com suas características
neurológicas em função da área lesionada e sua extensão, podendo ser
espástica (hipertonia muscular), atetósica (comprometimento motor) e
ataxia (alteração muscular e equilíbrio).
Em geral a lesão provoca distúrbios motores e alterações posturais perma-
nentes de origem não progressiva, podendo ou não estar associados com
alterações cognitivas. Para maior compreensão, entende-se que a principal
característica em caso de Paralisia Cerebral em crianças é espasticidade
(desequilíbrio na contenção muscular que ocasiona tensão). Inclui-se a
dificuldade para caminhar e problemas na coordenação motora, força e
equilíbrio, podendo afetar a fala e a concepção da linguagem.
Acrescenta-se que a Paralisia Cerebral (PC) ocorre a partir de lesão no
encéfalo imaturo, manifestando-se em diferentes graus de comprometi-
mento que podem estar associados a prejuízos na linguagem, percepção
visual e auditiva, memória e não automatização de recursos neurológicos
envolvidos no processo de aprendizagem, ocasionando a necessidade de
maior tempo para o entendimento e armazenamento de novas informações.
Apesar da dificuldade de aprendizagem, estruturas do sistema compensa-
tório podem ser ativadas quando realizadas atividades prazerosas.
Desse modo, cabe percebermos que “a criança com PC depende de
exposição contínua à aprendizagem. Para que a linguagem ocorra, alguns
fatores são importantes, tais como: a integridade dos sistemas nervoso,
central e sensorial, dos processos perceptuais, fatores motivacionais e a
estimulação ambiental.” (RELVAS, 2010. p. 94). Uma intervenção eficaz
por meio de práticas pedagógicas associadas aos demais tratamentos
médicos, pode contribuir consideravelmente com a melhora na capacidade
funcional do indivíduo.
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