Page 131 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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•  Se possível, dentro da fase de desenvolvimento da criança, proponha
             atividades lúdicas que possibilitem despertar a criatividade e a
             aprendizagem;
          •  Divida as atividades por etapas de modo que a criança tenha pequenos
             intervalos entre elas;
          •  Quando possível, inclua músicas e brincadeiras orais como poemas e
             parlendas para auxiliar no desenvolvimento da oralidade.
          Vale lembrarmos que existem vários graus de DI, e que será sempre
          desafiador para comunidade educativa, porém, é no campo das diferenças
          que possibilitamos a beleza da educação, baseada na democracia, no
          respeito e no diálogo.
                                                Ampliando sua pesquisa
                        Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social
                                                 http://www.abads.org.br
                    APADEME – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais
                                              http://www.apademe.org.br/
          Deficiência Visual (DV)
          Por definição entende-se a deficiência visual como a perda ou redução
          da capacidade visual, em caráter definitivo, não sendo susceptível de ser
          melhorado ou corrigido com uso de lentes e/ou tratamento clínico
          ou cirúrgico. O nível de acuidade pode variar entre cegueira e a visão
          subnormal (visão reduzida).
          A acuidade visual serve de instrumento classificatório de indivíduos em
          cegos ou com visão subnormal. De acordo com Masini (1993) para fins
          educacionais a Fundação Americana para os Cegos (American Foundation
          for the Blind) diz que a:
                                 [...] perda de visão indica que pode e deve
                                 funcionar em seu programa educacional, prin-
                                 cipalmente através do uso do sistema Braille,
                                 de aparelhos de áudio e de equipamento espe-
                                 cial, necessário para que alcance seus objetivos
                                 educacionais com eficácia, sem o uso da visão
                                 residual. Portadora de visão subnormal, a que
                                 conserva visão limitada, porém útil na aquisição
                                 da  educação,  mas cuja deficiência visual, de-
                                 pois de tratamento necessário, ou correção, ou
                                 ambos, reduz o progresso escolar em extensão tal
                                 que necessita de recursos educativos. (MASI-
                                 NI, 1993, p.62)






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