Page 134 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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É fundamental que os estudantes com deficiência auditiva sejam estimu-
lados adequadamente, valorizando seu potencial cognitivo, sócio afetivo,
linguístico e político-cultural de modo que não venha a ter consideráveis
perdas no desenvolvimento da aprendizagem.
Existem três vertentes educacionais para surdos: o oralismo, a comunicação
total e o bilinguismo. Sendo o bilinguismo a vertente que se apresenta
como mais adequada na promoção e inclusão desse estudante no contexto
social, visando à capacitação do surdo em utilizar a Língua Brasileira de
Sinais (primeira língua) e a Língua Portuguesa (segunda língua na
modalidade escrita), de modo que desfrutem efetivamente de seus direitos
e tenham suas habilidades e competências desenvolvidas.
No Brasil a Língua Brasileira de Sinais é componente curricular obriga-
tório nos cursos de formação docente através da Lei n.º 10.436, de 24 de
abril de 2002, atribuindo significado e dignidade aos surdos. Porém, o
conhecimento raso advindo dos cursos não dá formação e subsídios sufi-
cientes para o trabalho com estudantes surdos em salas de ensino regular,
faz-se necessário nesse modelo que o estudante tenha outros suportes que
favoreçam o processo de aquisição do conhecimento. Para inclui-los os
professores deverão programar ações que tenham sentido para os estudan-
tes tanto ouvintes quanto surdos:
A inclusão do aluno com surdez deve acontecer
desde a educação infantil até a educação superior,
utilizar os recursos de que necessita para superar
as barreiras no processo educacional e usufruir
seus direitos escolares, exercendo sua cidadania,
de acordo com os princípios constitucionais do
nosso país. (DAMÁZIO, 2007, p. 62).
Acrescenta-se que estes estudantes carecem de estímulos para desenvolver
todo seu potencial acadêmico, social, cultural e afetivo. Para isso a comu-
nidade educacional deverá repensar a práxis pedagógica e romper com o
paradigma da educação tradicionalista, (re)pensando as práticas a partir
das diversidades linguísticas.
Possibilidades:
• Utilize recursos que o educando possa dispor para construção de conhe-
cimento, tais como um tradutor em libras;
• Posicione o estudante nas primeiras cadeiras;
• Não fale de costas, atrás ou ao lado do estudante com deficiência audi-
tiva leve/moderado, posicione-se sempre a sua frente durante a fala;
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