Page 138 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 138

Possibilidades:
                    •  Trabalhe com a turma e com o estudante temas relacionados à
                      diversidade no sentido de evitar sentimentos de superioridade,
                      rejeição dos demais colegas, sentimentos de isolamento;
                    •  Auxilie-o a persistir na tarefa e incentive o engajamento em atividades
                      cooperativas;
                    •  Utilize materiais, equipamentos, mobiliários e os espaços de apren-
                      dizagem no sentido de facilitem os trabalhos educativos;
                    •  Estimule a criatividade na execução das atividades por parte da criança:
                      lâminas, pôsteres, murais, inclusão de figuras, gráfico;
                    •  Incentive o convívio com outras crianças, estimule-a a participar de
                      jogos e brincadeiras comuns para sua idade;
                    •  Organize situações de aprendizagem que incluam a expressão das ideias,
                      pensamentos e emoções dos alunos;

                    •  Promova atividades que favoreçam a reflexão, a discussão e a parti-
                      cipação coletiva dos estudantes;
                    •  Incentive a participação do estudante em gincanas, olimpíadas e demais
                      programas extracurriculares;
                    •  Promova atividades de investigação e exploração em diversas áreas do
                      conhecimento, sobre assuntos da atualidade e futuros.

                                                          Ampliando sua pesquisa
                                   Associação Brasileira para Altas Habilidades/Superdotados
                                                  http://www.altashabilidades.com.br/
                                  MEC – A Construção de Práticas Educacionais para Alunos
                               com Altas Habilidades/Superdotação - http://portal.mec.gov.br/

















                                                               Volume1 137
   133   134   135   136   137   138   139   140   141   142   143