Page 138 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 138
Possibilidades:
• Trabalhe com a turma e com o estudante temas relacionados à
diversidade no sentido de evitar sentimentos de superioridade,
rejeição dos demais colegas, sentimentos de isolamento;
• Auxilie-o a persistir na tarefa e incentive o engajamento em atividades
cooperativas;
• Utilize materiais, equipamentos, mobiliários e os espaços de apren-
dizagem no sentido de facilitem os trabalhos educativos;
• Estimule a criatividade na execução das atividades por parte da criança:
lâminas, pôsteres, murais, inclusão de figuras, gráfico;
• Incentive o convívio com outras crianças, estimule-a a participar de
jogos e brincadeiras comuns para sua idade;
• Organize situações de aprendizagem que incluam a expressão das ideias,
pensamentos e emoções dos alunos;
• Promova atividades que favoreçam a reflexão, a discussão e a parti-
cipação coletiva dos estudantes;
• Incentive a participação do estudante em gincanas, olimpíadas e demais
programas extracurriculares;
• Promova atividades de investigação e exploração em diversas áreas do
conhecimento, sobre assuntos da atualidade e futuros.
Ampliando sua pesquisa
Associação Brasileira para Altas Habilidades/Superdotados
http://www.altashabilidades.com.br/
MEC – A Construção de Práticas Educacionais para Alunos
com Altas Habilidades/Superdotação - http://portal.mec.gov.br/
Volume1 137