Page 137 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 137

Crianças e adolescentes com altas habilidades podem apresentar carac-
          terísticas como: perseverança diante de uma atividade; explicações mais
          profundas do que outras crianças da mesma faixa etária; alto nível crítico;
          prefere o pensamento abstrato ao pensamento crítico; mais sensível
          e  intuitiva do que o esperado; costuma ser independente e estável no
          aspecto emocional e pode desenvolver muitas ideias criativas para uma
          determinada situação.

          Estudantes diagnosticados com Altas Habilidades também compõe o
          quadro de Educação Inclusiva, entendendo que a este também precisa
          ser oferecido um atendimento educacional especial, de modo que
          possa desenvolver sua potencialidade. Conforme está previsto nas Dire-
          trizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (BRASIL,
          2004), os alunos com altas habilidades/superdotação devem receber
          atendimento que valorize e respeite suas necessidades educacionais
          diferenciadas quanto a talentos, aptidões e interesses.

          Crianças com altas habilidades “merecem ter atenção especial pelo menos
          para ter oportunidades correspondentes à sua idade mental e outras
          aptidões e para desenvolver plenamente suas potencialidades sociais,
          estéticas e intelectuais. Aulas que não ofereçam desafios irão aborrecê-la,
          e seu interesse diminuirá.” (RELVAS, 2010. p. 87).
          Para Relvas (2010) estas crianças podem não ser bem compreendidas e
          consequentemente pouco aceitas pelos grupos de mesma faixa etária, o
          que pode ocasionar em desajustes comportamentais e problemas psicoló-
          gicos.  Nessa perspectiva, cabe ressaltar que nem sempre o estudante com
          altas habilidades apresenta necessariamente um bom rendimento escolar.
          Atitudes negativas com relação à escola, bem como um currículo e estraté-
          gias educacionais que não levam em consideração diferenças individuais,
          quanto aos interesses, estilos de aprendizagem e habilidades, são alguns
          dos fatores que podem interferir negativamente no desempenho dos
          alunos com potencial elevado (MEC/SEESP, 2002).

          O professor precisa conhecer seu estudante de modo que permita a este
          adquirir aprendizagens significativas.





          136  Diretrizes Curriculares Maristas
   132   133   134   135   136   137   138   139   140   141   142