Page 133 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 133

Ampliando sua pesquisa
               Fundação Dorina Nowill para cegos - http://www.fundacaodorina.org.br/
                                   Filme: Além dos meus olhos. Título Original:
                               Eye on the Sparrow. Direção:  John Korty. Drama.
                                             EUA, 1987. Duração: 94 min.
                       Filme: Perfume de mulher. Título Original: Scent of a Woman.
                      Direção: Martin Brest. Drama. EUA: 1992. Duração: 156 min.

          Deficiência Auditiva (DA)

          A Deficiência Auditiva constitui uma perda, maior ou menor, da percepção
          normal dos sons, mensurada por exame audiométrico. A classificação do
          grau da surdez baseia-se na competência auditiva, medida pela incapacidade
          de ouvir sons dentro de uma determinada faixa de decibéis e pode ser
          verificada na Tabela 2, proposta pelo MEC (1997).



          Tabela 2. Classificação da surdez


                     Classificação da surdez   Perda em
                     quanto à perda auditiva   Decibéis
                           Normal               0 a 15
                            Leve                16 a 40
                          Moderada              41 a 55
                        Moderada Severa         56 a 70
                            Severa              71 a 90
                          Profunda            Mais de 90
                      Fonte: MEC/Secretaria de Educação Especial (1997)
          No contexto da aprendizagem, cabe mencionar que a surdez não impacta
          no potencial cognitivo da pessoa, mas pode comprometer seu desenvol-
          vimento na aquisição da linguagem quando não há acompanhamento
          adequado.

                                 [...] a surdez, analisada exclusivamente do ponto de
                                 vista do desenvolvimento físico, não é uma defi-
                                 ciência grave, mas a ausência da linguagem, além
                                 de criar dificuldades no relacionamento pessoal,
                                 acaba por impedir todo  o  desenvolvimento
                                 psicossocial do indivíduo. (SÁ, 1999, p. 47).



          132  Diretrizes Curriculares Maristas
   128   129   130   131   132   133   134   135   136   137   138