Page 129 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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critérios para o diagnóstico da deficiência intelectual, baseando-se em um
          modelo funcional e multidimensional de funcionamento humano, como
          se verifica na Fig. 1.















                      Fig. 1. Modelo conceitual de funcionamento humano.
                             Fonte: AADID (2010, p. 14).
          Observa-se na Fig.1 as cinco dimensões envolvidas no funcionamento
          da pessoa e que estão implicadas no conceito de deficiência intelectual:
          habilidades intelectuais, comportamento adaptativo, saúde, participação
          e contexto, sendo essas dimensões significativamente influenciadas pelos
          sistemas de apoio. O que ocorre é que as duas primeiras dimensões são
          básicas para a determinação do diagnóstico, uma vez que tanto a avaliação
          das habilidades intelectuais e do comportamento adaptativo demonstram
          limitações significativas nessas áreas do desenvolvimento pessoal. A limi-
          tação significativa no funcionamento pode representar desvantagens para
          a pessoa em situação de deficiência na sociedade. Demonstra que a inteli-
          gência continua sendo um elemento relevante para o diagnóstico, apesar
          de não ser o único critério a defini-lo. Nesse sentido, a Deficiência Inte-
          lectual (DI) por um longo período foi definida a partir exclusivamente de
          testes quantitativos da inteligência.

          Estudantes com DI apresentam prejuízos na estruturação e construção
          do conhecimento, lidam de forma peculiar com os saberes, além de não
          demonstrarem capacidade cognitiva. Sob a luz da educação inclusiva,
          entende-se que práticas paliativas de elaboração diferenciada de ins-
          trumentos avaliativos e atividades no cotidiano de sala perdem sentido
          quando entendemos o ato de ensinar como coletivo e político, em que
          o estudante deve ser o protagonista, emancipador e autônomo de sua
          aprendizagem, tirando do professor a possibilidade de interferência para




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