Page 141 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 141

AMERICAN ASSOCIATION ON INTELLECTUAL AND DEVELO-
          PMENTAL DISABILITIES. Intellectual disability: definition, classi-
          fication, and systems of supports. Washington, DC: AAIDD, 2010.
          ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA. Manual Diagnóstico
          e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5. Porto Alegre, RS:
          Artmed, 2014.
          BRASIL. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora
          de Deficiência.  Declaração de Salamanca e Linha de Ação:  sobre
          necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994a.

          ____. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP,
          1994b.

          ____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Deficiência
          auditiva. Brasília: MEC/SEESP, 1997. Série Atualidades Pedagógicas. v. 1.

          ____. Adaptações curriculares em ação: desenvolvendo competências
          para o atendimento às necessidades educacionais de alunos com altas
          habilidades / superdotação. Brasília: MEC/SEESP, 2002.

          ____. Saberes e Práticas na Inclusão: Estratégias para a Educação de
          Alunos com Necessidades Educacionais. Brasília: Coordenação SEESP/
          MEC, 2003. Disponível em:  http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/
          pdf/serie4.pdf.

          ____. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais da educação especial
          na educação básica. Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001. In: ____.
          Direito à educação: subsídios para a gestão dos sistemas educacionais
          – orientações gerais e marcos legais. Brasília: MEC/SEESP, 2004. p. 11-19.
          ____. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de
          Deficiência. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência:
          Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com
          Deficiência. Brasília: CORDE, 2007a.

          ____. Política Nacional de educação especial na perspectiva da educação
          inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008a.

          ____. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 4 de 02
          de outubro de 2009. In: MEC. Secretaria de Educação Especial. Marcos
          político-legais da educação especial na perspectiva da educação inclu-
          siva. Brasília: MEC/SEESP, 2010b. p. 69-72.



          140  Diretrizes Curriculares Maristas
   136   137   138   139   140   141   142   143   144   145   146