Page 141 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 141
AMERICAN ASSOCIATION ON INTELLECTUAL AND DEVELO-
PMENTAL DISABILITIES. Intellectual disability: definition, classi-
fication, and systems of supports. Washington, DC: AAIDD, 2010.
ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA. Manual Diagnóstico
e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5. Porto Alegre, RS:
Artmed, 2014.
BRASIL. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora
de Deficiência. Declaração de Salamanca e Linha de Ação: sobre
necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994a.
____. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP,
1994b.
____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Deficiência
auditiva. Brasília: MEC/SEESP, 1997. Série Atualidades Pedagógicas. v. 1.
____. Adaptações curriculares em ação: desenvolvendo competências
para o atendimento às necessidades educacionais de alunos com altas
habilidades / superdotação. Brasília: MEC/SEESP, 2002.
____. Saberes e Práticas na Inclusão: Estratégias para a Educação de
Alunos com Necessidades Educacionais. Brasília: Coordenação SEESP/
MEC, 2003. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/
pdf/serie4.pdf.
____. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais da educação especial
na educação básica. Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001. In: ____.
Direito à educação: subsídios para a gestão dos sistemas educacionais
– orientações gerais e marcos legais. Brasília: MEC/SEESP, 2004. p. 11-19.
____. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de
Deficiência. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência:
Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com
Deficiência. Brasília: CORDE, 2007a.
____. Política Nacional de educação especial na perspectiva da educação
inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008a.
____. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 4 de 02
de outubro de 2009. In: MEC. Secretaria de Educação Especial. Marcos
político-legais da educação especial na perspectiva da educação inclu-
siva. Brasília: MEC/SEESP, 2010b. p. 69-72.
140 Diretrizes Curriculares Maristas